Um dos grandes diferenciais do Android é que, apesar de existir uma versão pura da plataforma, as fabricantes têm o direito de customizar a interface do usuário com o objetivo de tornar os seus dispositivos únicos. Assim, temos um grande número de funções e características visuais exclusivas. No caso da ASUS, a ZenUI vem recheada de aplicativos assinados pela equipe de desenvolvedores da fabricante taiwanesa e abaixo você confere uma lista com os 10 melhores aplicativos nativos encontrados na ZenUI. zenfone2foxcon_chamada

Antes de passarmos para os aplicativos e suas funções, vale dizer que os apps embarcados pela ASUS não podem ser desinstalados, apenas desativados. Desta forma, posso dizer que a empresa oferece uma gama bastante grande de bloatwares, uma característica bastante popular entre as fabricantes que utilizam o SO Android.

Nota: O dispositivo usado como base para este artigo foi o Zenfone 2. Assim, caso você possua um Zenfone 5 ou Zenfone 6, é bastante provável que você não tenha alguns dos aplicativos apresentados abaixo.

ASUS Support

A primeira coisa que deve ser dita sobre o ASUS Support é que você não terá a chance de fazer um chat com um dos atendentes da fabricante, pois o suporte é feito basicamente por interação em um fórum e por acesso às FAQ da empresa. Desta forma, se você quiser saber sobre quando os dispositivos da ASUS receberão o update para a versão mais recente do Android, basta acessar o tópico em questão ou publicar um novo. Para tanto, será necessário informar uma conta de e-mail.

Asus support app zenUI
ASUS ZenUI: ASUS Support.

 

What’s Next

O What’s Next é uma espécie de secretário particular que anuncia todos os seus compromissos, mensagens e ligações perdidas, e-mails recebidos e sua função principal é evitar que você tenha que abrir um número maior de aplicativo para conferir suas notificações. Entretanto, o Google Now pode fazer o mesmo serviço e integrar ainda mais informações.

Para usar o aplicativo você terá que sincronizar o mesmo como o aplicativo nativo do calendário e, depois disso, você terá acesso aos seus compromissos diretamente na tela inicial.

Asus zenui aplicativos whats next
ASUS ZenUI: What’s Next. 

ASUS Backup

Este é um aplicativo que realmente faz um bom serviço e economiza trabalho. O ASUS Backup não salva os seus dados na memória interna, assim, você terá que obrigatoriamente comprar um cartão microSD para usar o sistema de backup da ASUS. Este aplicativo é de extrema utilidade para quem usa o dispositivo para jogos.

asus backup zen ui
ASUS ZenUI: ASUS Backup. 

Assistente de áudio

Na minha review do Zenfone 2, menciono o aplicativo “Assistente de áudio” e é um dos recursos mais interessantes para aprimorar o áudio do aparelho que não é lá muito bom. O Assistente de áudio permite o acesso rápido a alguns modos para diferentes efeitos de som e que me parece ser a forma que deixa o áudio do alto-falante um pouco melhor. Para configurar o modo de áudio, basta lançar o aplicativo e escolher entre as seis opções oferecidas pelo aplicativo.

asus assistente de audio app zenui
ASUS ZenUI: O Assistente de Áudio (direita) faz um serviço melhor que o equalizador de som do app para streaming de música (esquerda). 

Gerenciador de auto-início

O gerente de auto-início gerencia aplicativos que iniciam automaticamente para liberar memória do aparelho e, assim, melhorar o desempenho do sistema e economizar energia. Como estou usando o Zenfone 2 de 4GB de memória RAM, este aplicativo não é de fato o mais usado, porém, em dispositivos com 2GB de memória RAM este gerenciador pode ser útil, visto que limita a execução de aplicativos em segundo plano e, com isso, evita o uso desnecessário da memória e gasto de energia.

Este aplicativo ainda não pode ser encontrado para download na Google Play Store.

gerenciador auto inicio asus
ASUS ZenUI: Gerenciador de auto-início. 

Do it later

O Do it Later é a tentativa da ASUS de ter um aplicativo voltado para organizar as suas tarefas diárias, é bastante simples e infelizmente não está conectado ao What’s Next ou ao aplicativo de Calendário. Porém, você pode usá-lo com um grande número de aplicativos nativos da ASUS, como mensagens, navegador, e-mail e discador. A ideia aqui é agendar para mais tarde o que você não pode fazer agora, como ligar para um amigo depois do trabalho, ler um artigo do AndroidPIT quando estiver em deslocamento ou simplesmente enviar um e-mail na manhã do dia seguinte. Para tanto, basta clicar no menu de cada serviço e optar por “ler/fazer/editar mais tarde”.

O software ainda precisa de tradução em algumas páginas, mas isso pode estar relacionado ao fato do Zenfone 2 ainda ser um smartphone recente.

Tarefas a fazer asus app
ASUS ZenUI: Do it Later.

Party Link

A ASUS possui quatro aplicativos que permitem aos dispositivos da linha Zenfone compartilhar informações, controlar e se conectar a outros dispositivos. O Party Link é um deles e usando ele os usuários podem compartilhar imagens de forma simultânea sem mesmo precisar de uma conexão com a internet. Para tanto, basta abrir o aplicativo da câmera, clicar nos modos de câmera e no ícone “Party Link”. Depois de criar um grupo, você poderá compartilhar imagens com seus amigos que também possuem um Zenfone.

Party link asus app
ASUS ZenUI: Party Link. / © ANDROIDPIT

 

PC Link

O PC Link, como o nome já entrega, permite que você conecte o Zenfone ao PC e controle o dispositivo usando o teclado para compor mensagens, por exemplo, ou mesmo controlar aplicativos usando o mouse. A conexão aqui se dá via USB ou Wi-Fi. Para usar este serviço é necessário um PC rodando com Windows, uma conexão Wi-Fi ou um cabo USB.

PC link app asus
ASUS ZenUI: PC Link. 

Remote Link

Usando o Remote Link é possível usar o aparelho como um controle sem fio do seu computador e navegar entre os slides de uma apresentação, controlar o seu programa de mídia e tornar o aparelho um Touchpad com gestos multi-toque. A conexão se dá via Wi-Fi ou Bluetooth.

remote link app asus
ASUS ZenUI: Remote Link.

Share Link

O Share Link não precisa de conexão Wi-Fi ou rede móvel para funcionar e serve como ferramenta de transferência de arquivos, tais como fotos, vídeos, música e todos os tipos de arquivos que podem ser transferidos de um dispositivo para outro. O funcionamento dele é muito parecido com aquilo que temos hoje com o recurso NFC, mas através de um aplicativo próprio da ASUS. Este serviço funciona em qualquer dispositivo que contenha o Share Link instalado. O curioso é que ele ativa o vínculo com o roteador do outro dispositivo (Xperia Z2, por exemplo) para executar o envio de um arquivo que, muitas vezes, demora bastante e falha na maioria das vezes..

share link app asus
ASUS ZenUI: Share Link. 

 

A ASUS ainda possui outros aplicativos como o MiniMovie, o My ASUS, o Photo Collage, o Quick Memo, o Splendid e o SuperNote, mas os dez recursos acima são os que mais chamam a atenção na ZenUI. Na minha review do Zenfone 2 disse que tive o meu primeiro contato com a skin da fabricante taiwanesa ao testar o aparelho, e a primeira impressão foi a de que a ASUS traz muitas referências da LG e da Apple na sua interface de usuário. Porém, com mais tempo, posso afirmar que a companhia adicionou características bem definidas e próprias à linha Zenfone, especialmente no que toca aos aplicativos de produtividade e ferramentas do sistema.

A média de uso dos recursos de um smartphone é bastante baixa, comumente usamos aplicativos para streaming de música e vídeo, redes sociais, mensageiros e navegamos na internet. Contudo, smartphones são de fato pequenos computadores móveis e a ASUS possui recursos bastante avançados para quem está procurando um smartphone funcional e fácil de usar. Apesar de encontrarmos aplicativos alternativos por vezes com mais recursos disponíveis, você não vai ficar na mão com a ZenUI.

E aí, qual destes aplicativos você vê como imprescindível em um smartphone? Quais deles você já testou? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte:  androidpit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Malware de mineração de criptomoedas pega carona em versões piratas de jogos populares

Pesquisadores da Avast publicaram nesta quinta-feira (25) uma análise de um malware que es…