O novo “modo secreto” do Firefox está um pouco mais perto de tornar-se um recurso padrão do conhecido navegador da Mozilla. As versões beta mais recentes do browser para PCs (Windows, Mac e Linux) e Android vem com um novo recurso chamado Tracking Protection.

Verdadeiro ao seu nome, o Tracking Protection bloqueia ativamente o rastreamento de terceiros. Para fazer isso, o recurso evita o carregamento de qualquer elemento de uma página que possa ter código criado para rastrear seus hábitos de navegação.

Vamos dizer que você visita regularmente um site de notícias que sempre mostra um anúncio fornecido por uma empresa de publicidade terceirizada, e que esse anúncio sempre aparece à direita das notícias. Com o Tracking Protection habilitado, você pode deixar de ver esses anúncios caso eles tenham cookies feitos para te seguir pela web.

Vale notar que o Tracking Protection não é exatamente um substituto para os ad-blockers ou plug-ins como o Ghostery. O novo recurso só funciona quando você está no modo de Navegação Privada do Firefox. O Chrome oferece um recurso parecido conhecido como modo incógnito, apesar de essa ferramenta não bloquear rastreadores de terceiros.

Para testar a novidade, é preciso baixar e instalar o Firefox Beta (aviso: isso pode apagar sua instalação estável do navegador). Uma vez que estiver pronto, clique no ícone de menu “hambúrguer” e selecione New Private Windows/Nova Janela Privada.

Quando a janela de navegação abrir, você deverá ver uma mensagem em tela cheia que diz que o Tracking Protection está habilitado. Essa mensagem aparece sempre que você abrir uma nova aba ao navegar no modo privado.

Depois, basta navegar a web normalmente sem se preocupar em ser rastreado por anunciantes. No entanto, tenha em mente que essa é uma versão beta e podem acontecer alguns bugs ocasionalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

App do SUS envia notificação para quem teve contato com infectados por Covid-19

Aplicativo Coronavírus – SUS, do Ministério da Saúde O Ministério da Saúde anunciou …