O Asus Zenfone 2 será lançado em 20 de agosto no mercado brasileiro. Com um modelo em mãos, resolvi retomar uma ideia vinda lá da Computex: o que é, exatamente, um Zenfone 2?

Zenfone 2 é uma família de aparelhos com configurações distintas e processadores diferentes – incluindo Intel e Qualcomm, e nem todos serão vendidos no mercado brasileiro (não sabemos o preço ainda, reservado pro dia 20).

Tentei botar ordem na bagunça e são dois modelos na configuração topo de linha (e agora entramos no mundo maravilhoso dos códigos de produto):

Família Intel:

Zenfone 2 ZE551ML: vem com 4GB de RAM, chip Intel Atom Z3580 (2,3 GHz) 64 bits, 16GB/32GB de armazenamento, tela Full HD, câmera de 13 megapixels. 4G! É o modelo que está comigo, por sinal.

zen2 dest - 2

Zenfone 2 ZE550ML:  2GB de RAM e chip Intel Atom Z3560 (1,8 GHz) 64 bits, 16 GB de armazenamento, tela Full HD, câmera de 13 megapixels. Também 4G!

Família Qualcomm: 

São outros três modelos de Zenfone 2, com design quase igual aos aparelhos com Intel, e configurações um pouco distintas – dando a entender que são os modelos intermediários dos Zenfone 2.

Os modelos com Qualcomm – telas de 5″, 5,5″ e 6″ – têm foco laser na câmera traseira (algo inexistente nos Intel), vêm com 2 GB ou 3GB de RAM (por limitação do processador) e proteção externa com Gorilla Glass 4 (contra Gorilla Glass 3 nos aparelhos com Intel), além de conectividade 4G e Android 5.0. Todos têm os codinomes “KL” (ou “Krait LTE”):

Zenfone 2 ZE500KL: com tela HD de 5″

zenfone 2 500kl 5p - 1

Zenfone 2 ZE550KL: com tela de 5,5″.

Na época da Computex, apuramos que apenas este modelo deve chegar ao Brasil como um smartphone intermediário (provavelmente com chipset Qualcomm Snapdragon 410) – e já está na listado Ministério das Comunicações como smartphone desonerado pela lei do Bem.

Abaixo vemos o modelo de 5″ao lado do de 5.5″:

zenfone 2 550kl 5p - 1

E finalmente o Zenfone 2 ZE600KL, com tela de 6″ (e voltado ao mercado asiático, provavelmente).

zenfone 2 600kl - 1 (1)

Tá, mas como eu sei se o Zenfone 2 tem processador Intel ou Qualcomm? Vistos de frente, são quase iguais…

zenfone 2  - 1

Mas por trás dá para notar a diferença: o Zenfone 2 com Intel tem o flash LED, a câmera e o botão de volume organizados na vertical (à esquerda) e o Zenfone 2 com Qualcomm tem flash-câmera-foco-laser ordenados na horizontal – e sem o logotipo do fabricante do processador: zenfone 2  - 2

E o Zenfone Selfie (ZD551KL)? O smartphone voltado para selfies (duh) também é um Zenfone 2(OH WAIT). Vem com processador Qualcomm Snapdragon 615 (octa-core), 3 GB de RAM e tela Full HD de 5,5″, com três opções de cores (azul, rosa, branco).

zenfone 2 selfie - 1

O que vem para o Brasil em 20 de agosto?

Certeza certeza mesmo só dos Zenfone 2 com Intel e 2/4 GB de RAM, sem nenhuma ideia de preço (temos uma expectativa, porém) – imaginando que os modelos Zenfone 5 e Zenfone 6, lançados ano passado, devem sair de linha ou ficar mais baratos até acabarem os estoques.

O modelo de Zenfone com tela 5,5″ e chip Qualcomm, assim como o Zenfone Selfie, estão na lista do Ministério das Comunicações, mas isso não quer dizer muita coisa. A lista do ministério também tem um Zenfone Go na lista – modelo ZC500TG – que o GSM Arena indica sendo um modelo ainda não anunciado (=é boato) com tela de 5″ HD e processador MediaTek, voltado ao mercado de entrada (pra pegar o Mi Redmi 2, talvez, na guerra de preços, talvez?). A conferir em 20 de agosto.

(Em tempo sim, é esquisito o Zenfone 2 vir depois do Zenfone 5 na linha de sucessão: a Asus colocou o tamanho de tela – 5, 6 – na primeira geração de smartphones e adotou o “Zenfone” como genérico para a família toda a partir da segunda. 

Então,  Zenfone 2 é a segunda geração do produto, que deve ser seguida pelo Zenfone 3, 4… e por aí vai – mas não me pergunte quando chegar à quinta e sexta geração)

Fonte: ztop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Banco Central autoriza transferências bancárias pelo WhatsApp

Permissões possibilitam que aplicativo de mensagens seja usado para envio de recursos entr…