Um dia que pode entrar na história da preservação dos sistemas antigos.

Isso porque os responsáveis pelo projeto MAME (que você conhece, que até pouco tempo atrás buscava preservar e documentar máquinas arcades antigas para evitar que elas se percam no tempo e desde o dia 27 de maio aumentou seu escopo para preservar todos os sistemas de hardware desenvolvidos pela humanidade – sim, é bem ambicioso) deram carta branca aos desenvolvedores para desenvolver um driver de XBOX (sim, aquele primeiro console da Microsoft, do controle grande e lar do primeiro Halo e Conker Live & Reloaded).

Agora, é questão de tempo para termos um emulador funcional que rode os inúmeros clássicos da caixa.
Em tempo, houveram algumas tentativas de emulação do primeiro XBox (sobretudo para PC), sendo os mais comuns o CxBx e o Xeon. Entretanto, ambos rodam apenas um ou dois jogos cada um, devido ao fato que ambos estão até hoje em nível muito preliminar devido aos desenvolvedores terem abandonado cedo devido à complexidade do projeto.
Trazer esse desafio para uma comunidade aberta e engajada em um projeto com quase 20 anos de experiência já é outro nível (sem falar que o MAME pode ser portádo para inúmeros sistemas operacionais).

Vale lembrar que a emulação no MAME é do tipo LLE (ou seja, simula o comportamento de cada componente do sistema original, de forma a obter uma experiencia o mais fidedigna possível, ao contrário da HLE que se utiliza de vários “atalhos” para simular o sistema “por cima”.

Para quem quiser conhecer o projeto MAME mais de perto ou até mesmo colaborar com esses desafios, a página do GitHub do projeto pode ser acessada em: github.com/mamedev/mame

Fonte: gamevicio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

TV 8K da Sony ‘ideal para PS5’ chega ao Brasil com 75″ e preço de carro

Modelo já está disponível para comprar no site oficial da marca A Sony começa a vender a n…