aplicativos-nativos-do-android

Um dos conselhos mais disseminados na internet para que usuários Android se livrem de aplicativos que vêm instalados com o smartphone, os chamados bloatwares, é o root do aparelho. Depois de realizado este processo, você contará com as permissões de acesso administrativo do sistema e com a possibilidade de desinstalar os aplicativos embarcados pela fabricante. Neste tutorial, você confere como desinstalar aplicativos nativos do seu Android.

Pré-requisitos:

Quando você compra um smartphone, compra junto uma série de softwares-padrão que possivelmente nunca irá usar e que, entre outras coisas, só servem para consumir memória e bateria. Entre eles estão aplicativos de operadoras, jogos de demonstração ou mesmo o aplicativo do Facebook nativo do aparelho. Para se ver livre deste tipo de “encosto”, entretanto, existem alguns pré-requisitos:

Removendo aplicativos nativos do seu Android

Caso você tenha preenchido todos os pré-requisitos, mãos à obra! Mas antes disso, recomendo um backup dos dados do aparelho, pois caso você acabe desinstalando algum pacote do sistema necessário para o uso do seu telefone você poderá recuperá-lo através do backup. Caso contrário, você pode ter de reinstalar a ROM original do aparelho.

Ao abrir o programa Titanium Backup Root pela primeira vez, você precisará permitir o acesso de super usuário, clicando na opção “Permitir”, como indicado na imagem abaixo. Em seguida, você será direcionado para a primeira tela do app com três abas: “Visão geral”, “Backup/ Restauração” e “Agendamentos”, selecione a opção “Backup/ Restauração”:

desinstalar aplicativos nativos android
Você precisará de permissão de super usuário para usar o Titanium Backup root. 

Como você pode ver na imagem acima, todos os aplicativos instalados no seu smartphone vão aparecer em lista e tudo o que você precisa fazer é localizar o programa que deseja desinstalar e clicar sobre ele. O programa vai mostrar detalhes do App e oferecer as opções de “Backup”, “Congelar” e “Desinstalar”. Escolha o botão “Desinstalar”e o aplicativo já não fará mais parte do software do seu aparelho:

titanium desinstalar aplicativos nativos android
Clicando em “Desinstalar”, você remove o app nativo do seu smartphone Android.

Caso você esteja em dúvida quanto à remoção do aplicativo por completo, o Titanium Backup root oferece também a possibilidade de apenas desativar o app clicando no botão “Congelar”.

Como você pode perceber, a remoção de aplicativos nativos do sistema não é um processo difícil de ser feito, mas exige acesso administrativo do aparelho, o que pode fazer com que você perca a garantia do seu smartphone. Este processo é recomendado acima de tudo para aparelho com problemas de armazenamento interno.

E aí, qual outro processo  você indicaria para quem quer desinstalar aplicativos nativos do smartphone? Deixe suas sugestões nos comentários abaixo.

Fonte:  androidpit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

AMD anuncia novas gráficas Radeon RX 6000 na próxima semana

Mais um mês, mais uma gráfica. Se estavas à espera das novas gráficas de gama média da AMD…