Cyanogen

Grupo Cyanogen anunciou recentemente em seu blog oficial que a mudança para o Android 5.1 está acontecendo neste momento. Isso significa que as novas builds Nightly a serem lançadas esta semana já virão com o código ‘5.1.0_realase3’, que é atualmente a compilação mais atual disponível para a linha Nexus. Se o seu smartphone conta com suporte oficial do grupo, então prepare-se para as novidades da ROM CM12.1.

Antes de partimos para as novidades desta atualização, o grupo alerta que foram feitas mudanças no gerenciamento de root dos aplicativos. Agora, a CM ROM virá com o root desabilitado. Se você deseja conceder esse acesso mais profundo do sistema, basta navegar até a opção Configurações > Privacidade > Gestor de Privacidade. Lá, você pode escolher os aplicativos que terão acesso root ao tocar sobre algum deles e então ativar a permissão. Essa mudança foi feita para evitar pop-ups desnecessárias e também manter a maior segurança do sistema.

Trebuchet Launcher

O grupo está ciente de que o seu launcher não agrada muitos usuários, onde alguns acabam partindo para outras soluções como o Nova ou mesmo o Google Now Launcher. Nesta geração, o aplicativo ganhou alguns truques novos, como a possibilidade de organizar os seus aplicativos também verticalmente, além de ter um maior controle sobre o que poderá ser exibido na sua gaveta de apps. Algumas animações foram reformuladas para ficarem de acordo com o Lollipop. Por fim, ficou mais simples editar sua tela inicial com pastas e widgets.

Simplificação da interface

A cada nova geração da CyanogenMod, a ROM acaba ganhando mais e mais recursos e quando os desenvolvedores se deram conta, o sistema já possuía um mar interminável de menus e sub-menus. Agora na CM12.1, tudo foi enxugado para que o usuário encontre facilmente o que busca, assim como os atalhos do sistema (toggles) que ganharam um simples comando para chegar às configurações do Wi-Fi ou Bluetooth, por exemplo. As configurações da barra de status, navegação e tela de bloqueio também foram repaginadas e estão mais organizadas para tornar a customização do sistema mais intuitivo.

LiveDisplay

Para quem testou a antiga CM7, a ROM contava com um controle de calibração de tela chamado de RenderFX. Nas versões subsequentes o grupo decidiu abandonar este controle por falta de uso dos seus usuários. Agora na CM12.1 a ferramenta está de volta, mas de forma mais completa. Desta vez será possível controlar a temperatura das cores, o consumo do painel, e calibrar cada canal de cor primária de forma independente. Assim, você poderá ter cores mais vivas como nas telas AMOLED ou cores mais precisas como em telas LCD. É importante lembrar que o nível de controle poderá mudar para cada tipo de dispositivo.

Ambient Display

O pioneiro a usar este recurso foi o Moto X. Com ele, a tela do seu smartphone acende para exibir as notificações recebidas. Google adotou a novidade com o Nexus 6, e desde então vem se tornando padrão em qualquer smartphone com Android Lollipop. Sendo assim, o grupo Cyanogen não poderia ficar de fora e também trouxe o Ambient Display para CM12.1. Se você não deseja ter a tela do seu smartphone acendendo a cada notificação (podendo aumentar o consumo especialmente em telas IPS), basta acessar a opção Configurações > Gerenciador de Notificações e decidir quais os aplicativos que usarão desta novidade.

Nightlies, nightlies, nightlies

Nunca é demais lembrar que estamos falando de um sistema ainda em estágio beta. Com isso em mente esteja ciente que nem tudo poderá funcionar corretamente. O grupo está trabalhando no lançamento estável da CM12 para vários dispositivos. Após tudo estar pronto, daí eles terão toda a sua atenção voltada para a CM12.1. Enquanto isso, quem tiver pressa em conferir a novidade basta acessar o site da companhia, buscar por seu modelo de smartphone ou tablet e aguardar o lançamento da CM12.1.

Fonte:  tudocelular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…