utorrent-700x392

O uTorrent, cliente de torrent com mais de 150 milhões de usuários, está causando dores de cabeça ao instalar silenciosamente um minerador de Litecoin, moeda criptográfica tecnicamente semelhante ao Bitcoin. A ferramenta de brinde, chamada Epic Scale, pode ser percebida por aumentar significativamente o uso de processamento da máquina.

Segundo o TorrentFreak, o Epic Scale está sendo distribuído com o uTorrent há várias semanas, mas apenas nos últimos dias os relatos negativos começaram a surgir. Um dos usuários mostra que realmente presta atenção antes de aceitar a instalação desses softwares: “Quando eu atualizei o uTorrent hoje, apareceu uma oferta para instalar o Baidu Antivírus. Eu recusei. Não me falaram nada sobre o Epic Scale! Eu estava alerta, esse software simplesmente foi instalado silenciosamente, sem sequer uma caixa de seleção. Não me deram a oportunidade de recusar“.

Em seu site, a Epic Scale informa se tratar de um software que usa o processamento ocioso do computador do usuário para fazer simulações físicas, previsão do tempo e cálculos criptográficos (o que inclui moedas virtuais) com o objetivo de doar recursos para instituições de caridade. No entanto, alguns antivírus, como Eset, Kaspersky e McAfee, detectam o Epic Scale como uma potencial ameaça.

A BitTorrent, dona do uTorrent, confirmou ao The Verge que o Epic Scale realmente está sendo distribuído com o cliente de torrent, mas negou que a ferramenta seja instalada sem a permissão do usuário. Considerando que os relatos só apareceram nos últimos dias, talvez tenha sido um problema temporário. De qualquer forma, é bom ver se não há algo estranho na bandeja do sistema ou na lista de processos da sua máquina.

Fonte:  tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…