Um smartphone capaz de se recarregar com energia solar deve ser uma das novidades do MWC 2015, evento de tecnologia que acontece na próxima semana em Barcelona, Espanha. Este curioso aparelho é fruto da parceria entre a Kyocera e a SunPartner. Porém, não espere ver um aparelho novo por lá e pronto para o consumidor final. O que a empresa vai demonstrar será o antigo smartphone Kyocera Torque adaptado com a tecnologia Wysips Crystal.

Mas como funciona essa tecnologia? É simples. Trata-se de uma fina película, de apenas meio milímetro, que é encaixada entre o sensor de toque e a tela do smartphone. Essa película contém células fotovoltaicas e ópticas capazes de transformar a luz solar e a luz artificial em energia.

Dentre as vantagens citadas pela empresa, está o suposto aumento da autonomia da bateria em stand-by para infinito. Visto que ela estaria sempre se recarregando com qualquer fonte de luz. Além disso, com a Wysips Crystal instalada, você poderá usar o smartphone por mais tempo sem se preocupar em plugar o celular na tomada.

A função “procurando rede”, presente em todos os dispositivos inteligentes, usaria a energia fornecida diretamente das células fotovoltaicas, deixando a sua bateria livre desta tarefa. Por fim, ela não acarreta em nenhuma mudança física no aparelho, uma vez que ela é colocada dentro do smartphone e é 90% invisível.

No papel, a ideia é bem interessante, porém resta ver se ela realmente entregará todas essas vantagens. Compatível com qualquer gadget que contenha uma tela de 3,5 a 13,3 polegadas, vale a pena esperar o MWC para ver este protótipo em funcionamento. Ele pode ser a solução para a atual baixa autonomia dos nossos dispositivos inteligentes. Infelizmente, a Kyocera não divulgou nenhum dado técnico da sua película, como, por exemplo, o quanto ela pode armazenar de energia.

Fonte: techtudo via slashgear

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Sony decide fechar fábrica em Manaus e parar de vender TVs e câmeras no país

Assista vídeo da CNN https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/09/15/sony-decide-fechar-f…