A Cyanogen, startup que leva o mesmo nome do mod que vem desenvolvendo, está trabalhando em criar uma versão do Android desvinculada dos aplicativos (e do controle) da Google. Segundo rumores recentes, a Microsoft pode ter visto neste plano sua chance de enfraquecer a presença da sua rival nos smartphones das pessoas e teria decidido investir na pequena empresa.

O valor exato não foi informado, mas fontes não identificadas estão falando de um investimento conjunto feito por diferentes empresas, somando US$ 70 milhões. A Microsoft seria a investidora minoritária do grupo e os nomes das outras companhias não foi divulgado.

Microsoft

Uma vez que a a Microsoft tem seu próprio sistema operacional para smartphones, chama a atenção a ideia da empresa de investir no Android, o maior competidor do iOS. A presença do Windows Phone no mercado, entretanto, é de apenas 3%, segundo o Wall Street Journal. Mas essa pode ser uma manobra de negócios um pouco mais avançada.

O Android, como é distribuído pela Google, carrega exigências que favorecem a empresa, como ter seu buscador como o padrão do sistema, por exemplo, além de requerer que os aparelhos venham de fábrica com os aplicativos dos serviços da empresa. O Cyanogen estaria buscando oferecer uma versão do Android sem essas exigências. Se o mod conseguir competir diretamente com a versão da Google, a Microsoft poderia ter um novo sistema, que não distribui produtos Google, diminuindo a presença da sua rival no mercado, aumentando as chances do Windows Phone se destacar.

A startup conta com 80 funcionários e, segundo o CEO da empresa, Kirt McMaster, eles trabalham com um exército de 9.000 voluntários e aproximadamente 50 milhões de pessoas já estariam usando o Cyanogenmod. “Nós vamos tirar o Android da Google“, afirmou o empresário numa entrevista recente.

Como era de se esperar, tanto a Cyanogen como a Microsoft não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Quem quiser experimentar o Cyanogenmod só precisa baixá-lo no site oficial.

Fonte:  adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Xiaomi Mi TV Stick será concorrente do Google Chromecast

Controle de Xiaomi Mi TV Stick terá teclas dedicadas à Netflix, Amazon Prime Video e Googl…