Apple e Samsung empataram no primeiro lugar no 4º tri, diz consultoria. Empresa vendeu 74,5 milhões de iPhones, marca recorde.

A venda recorde de 74,5 milhões de iPhones em todo o mundo durante o último trimestre de 2014 fizeram a Apple empatar com a Samsung no posto de maior fabricante de smartphone do mundo, de acordo com relatório da Strategy Analytics divulgado nesta quinta-feira (29). Com isso, a Apple retoma o posto de maior vendedora de smartphone, fato que não ocorria desde o último trimestre de 2011.

Entre outubro e dezembro do ano passado, a Apple vendeu 46% mais iPhones do que no mesmo período de 2013. A marca de 34 mil aparelhos por hora foi registrada graças aos novos modelos iPhone 6 e 6 Plus, com telas maiores que os antecessores. A empresa de análise pontua que os aparelhos se tornaram bastante populares na China, Estados Unidos e Europa.

Recorde
A venda de celulares respondeu por 69% da receita de US$ 74,6 bilhões da empresa no trimestre em que registrou lucro de US$ 18 bilhões, o maior da história para uma empresa de capital aberto.

O desempenho da Apple e a queda de 13% nas vendas da Samsung, para 74,5 milhões de celulares, fizeram as duas companhias empatarem no topo das maiores companhias do mundo de smartphones.

Samsung na China
Segundo a consultoria, além de ter de enfrentar uma dura competição com a Apple no segmento dos celulares inteligentes mais potentes, a fabricante sul-coreana encara rivais de peso nas outras categorias. Entre os aparelhos de porte médio, a empresa a ser batida é a Huawei, e entre os modelos de entrada, mais baratos, a rival é a Xiaomi. Ambas são chinesas.

Smartphone no ano
A Strategy Analytics aponta que o quarto trimestre registrou o maior volume de smartphones vendidos da história. Saíram das lojas 380 milhões unidades, quantidade 31% superior ao mesmo período de 2013. Em todo ano, 1,3 bilhão de celulares inteligentes foram vendidos.

Em todo ano de 2014, a Samsung vendeu 317,2 milhões de aparelhos e a Apple, 192,7 milhões. Lenovo-Motorola e Huawei comercializaram 92,7 milhões e 74,1 milhões de unidades, respectivamente.

Com a maior competição, o predomínio da Samsung foi reduzido. A empresa passou a responder por apenas 24,7% de todos os smartphones vendidos no mundo – sua fatia era de 32,3% em 2013.

Arte: iPhone 6 x iPhone 6 Plus (Foto: Editoria de arte/G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Sony decide fechar fábrica em Manaus e parar de vender TVs e câmeras no país

Assista vídeo da CNN https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/09/15/sony-decide-fechar-f…