Devido aos problemas recentes com o WhatsApp, resolvemos republicar este artigo na primeira página.

Todos devem ter notado: um dia depois que o Facebook anunciou a compra do WhatsApp, o aplicativo de mensagens sofreu uma das piores quedas no âmbito mundial de sua história. Não foi a primeira nem será a última vez que ele fica offline, por isso tive a ideia deste artigo. O que fazer nesse caso? Ou melhor dizendo: o que não fazer?

Como sei que o WhatsApp não funciona?

Existem vários sinais, bastante óbvios, que farão você notar que o seu WhatsApp não funciona:

  • Não consegue nem enviar nem receber mensagens. Você vê um relógio “pensando” ao lado de uma mensagem enviada e nunca chegam os símbolos de envio (“double check”);
  • Você não pode ver a última conexão dos seus contatos (mas atenção, essa função agora também pode ser configurada. Veja como aqui.);
  • Aparece uma mensagem de erro “local connection timeout”.

Ações possíveis para identificar uma queda do serviço e solucioná-la

Primeiro assegure-se de que não se trata de uma queda geral, como a última. Experimente essas dicas:

  • Certifique-se de que o seu 3G ou Wi-Fi estejam conectados. Desconecte-os e volte a conectá-los. Se não funcionar, experimente com outras redes Wi-Fi;
  • Confira todas as permissões na configuração do seu dispositivo;
  • Desligue e reinicie o seu dispositivo;

Se nada disso funcionar, o WhatsApp está mesmo fora do ar. Durante a última queda, alguns amigos forçaram o fechamento do aplicativo, limparam o cache e até apagaram os dados do app, ação que elimina todas as suas conversas, imagens, etc. Nada disso funciona. A única solução é esperar, e também usar as redes sociais e um aplicativo de mensagens alternativo.

Meus conselhos para as próximas quedas do WhatsApp

Depois dessa experiência, aqui estão alguns conselhos para a próxima vez que o WhatsApp sair do ar:

  • Tenha sempre uma cópia de segurança do seu histórico, com os diálogos, fotos, configurações etc;
  • Confira sempre o Twitter oficial do WhatsApp, porque um anúncio oficial é publicado sempre que há uma queda de serviço.

Se a equipe do app ainda não disse nada, pergunte a alguém ou consulte na internet antes de fazer algo tão radical como apagar dados ou desinstalar e reinstalar o aplicativo. É provável que em alguma parte do mundo alguém tenha reportado a falha nas redes sociais.

O que você fez durante a última queda do WhatsApp?

Fonte:  androidpit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…