A solução de um mistério pode resultar no primeiro computador já feito pela humanidade. A Máquina de Anticítera, um artefato resgatado do mar em 1901 a mais de 40 metros de profundidade na ilha grega de Anticítera, e foi inicialmente datado como de 87 a.C., porém um novas evidências indicam que o mecanismo é ainda mais antigo.

A nova data estimada se baseia em um cálculo feito pelo historiador Christián C. Carman, da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina, e James Evans, físico da Universidade de Puget Sound, em Washington. Os dois pesquisadores recriaram o funcionamento do mecanismo responsável por prever os eclipses solares e perceberam que os cálculos iniciam em 208 a.C., indicando que o mecanismo pode ter sido criado apenas 7 anos após a morte de Arquimedes. Inscrições já haviam indicado que o mecanismo poderia ser de 150 a 100 a.C.

Naturalmente, este primeiro computador não era digital, sendo que operava de forma analógica através de engrenagens. A Máquina de Anticítera era capaz de calcular ciclos astronômicos, como posição da Lua, Sol e os planetas conhecidos – o que na época incluía Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mecanismo operava utilizando um conjunto de mais de 30 rodas dentadas e mostradores no outro lado do aparelho exibiam as informações. Desta forma, o equipamento conseguia prever eclipses e outros ciclos solares e lunares importantes para a agricultura. Ele também era capaz de indicar quando aconteceriam as Olimpíadas e outros jogos pan-helênicos.

A construção bem finalizada deste dispositivo – não há peças sobrando, ou espaços desnecessários – indica que ele não é um trabalho artesanal isolado, e que foram produzidas em mais unidades. Como ele é feito em bronze, um material que pode ser facilmente reaproveitado, é provável que a maioria das primeiras Máquinas de Anticíteras foram desmanchadas para outros usos, e por este motivo encontrá-las é tão raro.


Esquema do funcionamento da Máquina de Anticítera

O mais notável sobre a Máquina de Anticítera é que neste equipamento foi empregado tecnologias que muitos acreditavam ter sido inventadas  mais de mil anos depois. Entre os destaques está uma engrenagem diferencial – que antes era datada como uma invenção do século XVI – e uma complexidade de mecanismos e uma miniaturização que se aproxima aos relógios do século XVIII.

Fonte: adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…