Sul-coreana cortará número de novidades entre 25% e 33%. Estratégia foca conter redução do lucro, em vista à alta competição chinesa. Líder mundial em smartphones, a Samsung reduzirá consideravelmente sua oferta de aparelhos para se concentrar em modelos mais baratos nos países emergentes para se livrar da crescente competição dos chineses. A mudança de estratégia, esperada por vários analistas, foi confirmada nesta terça-feira (18) por um porta-voz da empresa e apresentada em Nova York pelo porta-voz da empresa, Robert Yi. Segundo ele, após registrar queda no lucro de 50% no terceiro trimestre, a Samsung quer reduzir entre 25% a 33% o número de smartphones lançados no mercado em 2015. A sul-coreana, porém, não informou o número exato de modelos que representará a redução. Em paralelo a isso, o grupo aumentará a produção de seus smartphones mais baratos para competir com modelos chineses da Huawei, Lenovo e Xiaomi. “Já não era sem tempo que reduzissem seus custos, algo indispensável para estabilizar suas margens de lucros”, comentou Robert Cihra, analista da Evercore ISI, citado pelo “Wall Street Journal”. De fato, a divisão de telefonia móvel da Samsung registrou um lucro operacional de 1,75 trilhão (US$ 1,5 bilhão) de wons entre julho e setembro, frente os 6,7 trilhões (US$ 6 bilhões) do ano anterior, ou seja, uma queda de 74%. A Samsung continua sendo a líder mundial, mas sua cota de mercado passou de 35% em 2013 a pouco menos de 23% nos dias de hoje, à frente da Apple (12%), enquanto as marcas chinesas não param de ganhar terreno. Fonte: g1.globo.com/tecnologia Compartilhe isso:TweetWhatsAppTelegramMaisImprimirCompartilhar no TumblrCurtir isso:Curtir Carregando...