Google, Apple e Samsung lançaram recentemente seus novos foblets: o Nexus 6, o iPhone 6 Plus e o Galaxy Note 4. A concorrência pelo posto de melhor foblet é dura e analisamos os pontos fortes e fracos de cada um para eleger o seu. Quer saber quem ganhou? Confira abaixo.

 

Desempenho: Note 4

Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))
Note 4 tem ótimo desempenho

O Note 4 conta com duas versões diferentes: uma com um processador octa-core Exynos 5433 e outra com um quad-core Snapdragon 805. A primeira tem dois núcleos quad-core, um de 1.3 GHz e outro de 1.9 GHz, enquanto a segunda tem um de 2.7 GHz. Nos dois, a memória RAM é de 3 GB e o espaço interno de 32 GB, com espaço para mais 128 GB via cartão microSD. Sua bateria tem 3.220 mAh.

São especificações bem parecidas com as do Nexus 6. A única diferença do modelo quad-core do Note 4 para o Nexus 6 é que o aparelho do Google não tem o slot para cartões microSD. Porém conta com os mesmos 32 GB (ou 64 GB), 3 GB de RAM e processador Qualcomm Snapdragon 805 de 2.7 GHz. Até a bateria tem as mesmas características, com 3.220 mAh.

O iPhone 6 Plus, no entanto, é bem diferente dos dois. Tem versões de 16,64,128 GB de espaço de armazenamento de arquivos, apenas 1 GB de memória RAM e seu processador é um Apple A8 dual-core de 1.4 GHz. Em conectividades, todos têm Bluetooth, WiFi e 4G. O NFC está presente nos três, mas o iPhone tem o recurso somente para usar o Apple Pay.

O Note 4 e o iPhone 6 Plus contam com leitor de digitais e diversas funções extras de saúde. Outro detalhe interessante do Note 4 é que ele é resistente à água – e o Nexus também. No geral, Note e Nexus ficam bem próximos, mas a presença do slot para o cartão de memória dá a vantagem ao aparelho da Samsung.

 

Tela: Note 4

Galaxy Note 4 vai chegar ao Brasil em 18 de outubro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Galaxy Note 4 vai chegar ao Brasil em 18 de outubro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))Galaxy Note 4 vai chegar ao Brasil em 18 de outubro

O display do Galaxy Note 4 é o vencedor da disputa com 5.7 polegadas e a resolução de 1440 x 2560 pixels (515 ppi). Depois vêm as 5.96 polegadas do Nexus 6, com exatamente o mesmo número de pixels, mas como tem o corpo maior  fica com uma densidade de pixels menor, de 493 ppi.

O iPhone 6 Plus é o terceiro colocado, com 5.5 polegadas, 1080 x 1090 pixels e 401 ppi. Ou seja, é o menor e também o de menos qualidade de reprodução de imagem. Mesmo assim, todos os três são muito indicados para visualizar vídeos, fotos e jogos com boas propriedades gráficas.

 

Dimensões e Design: iPhone 6 Plus

Traseira do iPhone 6, novo smartphone da Apple (Foto: Laura Malouf/TechTudo)Traseira do iPhone 6, novo smartphone da Apple

O acabamento, a leveza e a pequena espessura do iPhone 6 Plus fazem com que ele seja a melhor escolha em termos de portabilidade e beleza. Como sempre, a Apple dá muita atenção ao design e isso é crucial. Ele mede apenas 158.1 x 77.8 x 7.1 mm, com peso de só 172 gramas.

Os outros dois são mais robustos. O Note 4 tem menores largura e altura, ficando em quase um empate técnico com o iPhone, com 153.5 x 78.6 x 8.5 mm e 176 gramas. O Nexus 6, no entanto, fica bem atrás dos outros: 159.3 x 83 x 10.1 mm e 184 gramas. É mais grosso e pesado.

 

Câmeras: Note 4

As câmeras dos tops de linha da Samsung vêm sendo muito elogiadas e não é à toa. Além de mais megapixels, elas têm ótimos recursos diferenciais para seus rivais. No caso deste comparativo, a máquina traseira do Note 4 tem 16 megapixels. O iPhone tem metade, 8 megapixels, e o Nexus 6 conta com 13.

E não é só na principal que a vantagem é da Samsung. Na frontal também: 3.7 MP, contra 1.2 do iPhone e 2 do Nexus. Todos têm estabilização de imagem, filmagens usando alta definição (Nexus e Note com 2K, iPhone com Full HD) e modos como panorâmica, HDR e detecção de rostos e sorrisos.

 

Sistema operacional: Empate

Nexus 6 traz Android Lollipop em sua versão pura e sem modificações da Motorola (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Nexus 6 traz Android Lollipop em sua versão pura e sem modificações da Motorola (Foto: Divulgação/Google))Nexus 6 traz Android Lollipop em sua versão pura e sem modificações da Motorola

O iOS é um sistema mais seguro e intuitivo para o usuário, além de ter uma loja mais completa. O Android tem mais opções de customização e recursos de interação. No comparativo entre eles, um acaba se igualando ao outro, cada um com pontos que pesam para um lado.

Esta é uma comparação mais longa e que depende muito do gosto de cada um. Como costumamos fazer no comparativo da semana, o importante é definir quais as versões que cada um tem. O iPhone 6 Plus tem o seu iOS 8 de fábrica, que terá uma série de atualizações bem frequente.

Entre Note 4 e Nexus 6, apesar de os dois terem Android, há diferenças. Primeiro na versão, pois o Samsung tem o Android 4.4 KitKat e o Nexus 6 já sai de fábrica com seu mais novo sistema, o 5.0 Lollipop. Além disso, o Galaxy tem uma ROM customizada, uma interface personalizada pela Samsung, e o Nexus tem o Android puro do Google.

 

Preço e disponibilidade: Note 4

O Note 4 é o único que já está no comércio brasileiro, lançado no dia 4 de novembro. O iPhone 6 Plus já tem data marcada de aterrissagem no país: dia 14 de novembro. Já o Nexus 6, que foi o último a ser lançado,anunciado dia 15 de outubro, deve levar mais um tempinho para chegar.

 

Conclusão: Note 4

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 é um foblet completo

A expertise da Samsung nos foblets faz a diferença. Se o Note 3 já era ótimo, o Note 4 é ainda melhor. Apple e Google ainda caminham nesta área, e têm produtos de qualidade, especialmente o Nexus 6 que não deixa muito a desejar em performance para o Galaxy, mas por diversos detalhes o aparelho da empresa sul-coreana ainda é o mais indicado.

O que dá a vitória ao Galaxy é o melhor conjunto de especificações, o visual arrojado, o sistema operacional fluido com uma nova interface personalizada, além de  uma série de recursos extras (como o grande armazenamento do Dropbox de graça, o foco nas atividades de saúde, a resistência à água e a identificação de digitais).

Fonte: techtudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

AMD anuncia novos processadores para desktop voltados ao público gamer

A AMD anunciou hoje, 07 de julho, o lançamento de três novos processadores da família Ryze…