A Microsoft revelou nesta terça-feira o próximo sistema operacional Windows, o Windows 10, e ofereceu os primeiros detalhes do technical preview para PC que estará disponível em 1º de outubro.

A companhia também apresentou o Windows Insider Program, dando início ao seu maior esforço de desenvolvimento colaborativo de todos os tempos para mudar a forma com que o Windows é construído e entregue a fim de melhor atender às necessidades de usuários.

Os participantes do programa receberão o Technical Preview do Windows 10 e outras versões de teste (builds) até que a versão final esteja pronta.

Detalhes do Windows 10

De acordo com Terry Myerson, VP de Sistemas Operacionais da Microsoft:

O Windows 10 representa o primeiro passo de toda uma nova geração de Windows, liberando novas experiências para dar aos usuários novas formas de trabalhar, de se divertir e se conectar

Este será nosso sistema operacional mais abrangente e o melhor release que a Microsoft já fez para nossos clientes corporativos e esperamos trabalhar junto de nossa ampla comunidade Windows para trazer o Windows 10 à vida nos próximos meses

Detalhes do Windows 10

O Windows 10 se adapta aos dispositivos atuais como XBOX, PC, smartphone e tablets, além da Internet das Coisas e datacenters. Os desenvolvedores serão capazes de escrever uma aplicação uma vez e de implementá-la em múltiplos tipos de dispositivos.

O Windows 10 inclui segurança de nível empresarial e recursos de proteção de identidade e de informação, com atenção especial à proteção do usuário contra violações, roubo e phishing.

O Windows 10 também ajudará na prevenção de perda de dados com o uso de containers, além de separar dados de aplicação e arquivos, protegendo-os quando o usuário copiá-lo de um tablet ou PC para um pendrive, enviá-los via e-mail ou para a nuvem.

O gerenciamento e a implantação foram simplificados visando a diminuição de custos, e facilitando upgrades do Windows 7 ou Windows 8, tornando obsoleto os cenários de limpeza e backup/restauração de arquivos.

Empresas terão a flexibilidade para escolher o quão rápido desejam adotar as inovações mais recentes, e poderão customizar uma loja específica para suas necessidades. A intenção é uma loja de aplicativos que permitirá licenciamento de apps por volume, distribuição flexível e a capacidade de as organizações recuperarem ou reusarem licenças quando necessário.

O Technical Preview do Windows 10 inclui estes recursos:

Menu Iniciar Expandido

O Menu Iniciar está de volta, oferecendo acesso rápido em um clique às funções e aos arquivos mais utilizados, além de incluir opção de personalização com aplicativos favoritos, programas, pessoas e websites:

Detalhes do Windows 10 - Menu Iniciar

Apps que rodam em uma janela

Os apps da Windows Store agora abrem no mesmo formato que os programas desktop, podendo ser redimensionados e movidos e têm barras de título no topo, permitindo aos usuários maximizar, minimizar e fechar com um clique:

Detalhes do Windows 10 - Apps em janela

Melhorias da função Snap

O novo layout do Snap permite ter até quatro apps abertas na mesma tela. O Windows também exibirá outros apps e programas em execução para snapping adicional com sugestões inteligentes para preencher o espaço na tela com outros aplicativos abertos:

Detalhes do Windows 10 - Snap

Novo botão para visão de tarefas

O novo botão para visão de tarefas na barra de tarefas habilita uma visão de todos os aplicativos e arquivos abertos, permitindo mudança rápida e acesso em um toque a qualquer área de trabalho criada:

Detalhes do Windows 10 - Tarefas

Múltiplas áreas de trabalho

Em vez do usuário ter muitas apps e arquivos em uma única área de trabalho, pode-se criar várias áreas de trabalho:

Detalhes do Windows 10 - Múltiplas áreas de trabalho

Desenvolvimento aberto e colaborativo

O novo Windows Insider Program permitirá que o usuário dê feedback sobre o Windows 10 durante o seu desenvolvimento. Isso inclui uma app Windows Feedback e um fórum (Windows Technical Preview Forum) para a interação com engenheiros Microsoft e demais internautas.

Mais informações sobre isso tudo você encontra em http://preview.windows.com.

Fonte: baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Beeper promete unir WhatsApp, Telegram e mais apps em um só

Por US$ 10 mensais, Beeper se propõe a fazer uma ponte para centralizar contas de 15 aplic…