‘Serviço Móvel’ mostra qualidade do serviço das teles em todo o Brasil. App também mostra a localização das antenas de celular das empresas.

AnatelA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a mostrar a qualidade do sinal de celular oferecido pelas operadoras de telecomunicações nas cidades brasileiras em um aplicativo para aparelhos móveis.

Disponibilizado no domingo (12), o app “Serviço Móvel” já está disponível para smartphones que rodam Android (Veja aqui). A agência disponibilizará a versão para iOS nesta terça-feira (14), durante a feira de tecnologia Futurecom.

“A Anatel trata indicadores de qualidade das estações (antenas) e os consolida, comparando-os a patamares de referência a serem cumpridos pelas prestadoras”, explica a agência.

Com base na porcentagem de acessos bem sucedidos às redes de dados e de voz e no índice de quedas, o aplicativo estabelece um ranking entre as operadoras.

O app também mostra a quantidade de estações de rádio-base (ERB, as antenas) que cada operadora possui, e ainda distribui a rede de cada empresa em um mapa. As antenas são ainda discriminadas conforme a tecnologia de conexão (2G, 3G e 4G).

O “Serviço Móvel” usa os dados de qualidade do serviço para construir gráficos que confrontam o desempenho das operadoras ao longo dos meses. A planilha compara ainda a oferta do sinal das empresas com a média oferecida pelo setor.

Velocidade da internet
Por meio do aplicativo, a Anatel dissemina medições levantadas pela agência usadas para mensurar a qualidade do serviço das operadoras. Outras empresas já tornaram públicas suas ferramentas levantamentos da velocidade de internet das operadoras. É o caso do Netflix e do YouTube.

O lançamento ocorre pouco menos de um mês antes de a Anatel elevar a velocidade mínima de internet que as operadoras são obrigadas a entregar a seus consumidores. Até novembro, as companhias são obrigadas a entregar 30% da taxa instantânea contratada, além de 70% da velocidade média mensal. A partir deste mês, os índices serão reajustados para 40% e 80%, respectivamente.

Baixe Android | http://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mais2x.anatelsm&hl=pt_BR

Fonte g1.globo.com/tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…