O iOS 8, lançado há pouco, ​​é compatível com os antigos iPhone ​​4S e iPad 2, lançados em 2011. É bacana que eles recebam novos recursos mas, como descobriu o Ars Technica, sujeitar seu iDevice antigo a um novo sistema operacional pode ser cruel.

O iPhone 4S faz o que pode para rodar o novo software, projetado para seus irmãos com tela maior. Mas por ser o último smartphone da Apple com uma tela de 3,5 polegadas, as linhas adicionais de botões e barras que aparecem no iOS 8 ocupam muito espaço no iPhone mais antigo.

Além disso, ele simplesmente não tem o hardware para suportar alguns dos maiores recursos do iOS 8, como Touch ID, AirDrop, e a API Metal para gráficos.

E ele perde o fôlego até mesmo no que pode fazer. O Ars Technica lembra que o iPhone 4S oferece um quarto do desempenho do iPhone 5S, e uma fração ainda menor se comparado ao mais recente iPhone 6. Apps abrem mais lentamente, às vezes demorando 50% mais tempo para carregar, com transições hesitantes e alguns engasgos.

Com o iPad 2, a história é semelhante: apps abrem de 3% a 70% mais devagar. Em benchmarks, o desempenho no iOS 8 cai tanto quanto no iPhone 4S. E dado que o iPad Mini de primeira geração tem o mesmo processador do iPad 2, ele também deve ter uma performance reduzida.

Sim, é perfeitamente possível baixar o novíssimo iOS 8 no seu iPhone ou iPad antigo. Com isso, você terá um monte de recursos bacanas, como opções de teclado (finalmente), widgets e interação entre apps. É uma escolha a se fazer.

Talvez a melhor opção seja esperar por um futuro iOS 8.1. Por exemplo, a Apple resolveu parte dos problemas de desempenho no iPhone 4 quando lançou o iOS 7.1 – algo semelhante pode acontecer desta vez.

 

Os detalhes dos testes com o iPhone 4S e iPad 2 estão nos links a seguir.[Ars Technica: iPhone 4S, iPad 2]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Piloto consegue pousar avião partido ao meio em Denver, nos EUA

Um piloto conseguiu uma façanha digna de filmes de ação na última quarta-feira (12). Ainda…