Uma porta-voz da Apple diz que a empresa está investigando a invasão de várias contas do iCloud, depois que vazaram na internet diversas fotos de celebridades nuas, como a atriz Jennifer Lawrence.

“Nós levamos a privacidade dos usuários muito a sério e estamos investigando ativamente esta informação”, disse a porta-voz ao Recode.

Por sua vez, o FBI diz ao LA Times que “está ciente das alegações sobre invasões de computador e a publicação ilegal de material envolvendo indivíduos de destaque, e está tratando do assunto”. No entanto, o porta-voz da agência diz que “qualquer outro comentário seria inapropriado neste momento”.

A Apple também não comentou como os hackers teriam violado a privacidade de pessoas famosas e conseguido pôr as mãos em suas fotos pessoais.

Como explicamos aqui, a principal suspeita é uma falha em uma API do iCloud, usada pelo recurso Buscar Meu iPhone. Como a Apple confirma que está investigando o incidente, essa hipótese se torna ainda mais provável.

A falha permitia “chutar” a senha de uma Apple ID repetidas vezes até acertar. Um script chamado iBrute fazia isso de forma automática, até a Apple fechar a brecha de segurança.ceradqwgquldat2b4cdk

“Vários meses de trabalho”

As fotos teriam vazado inicialmente no AnonIB, um fórum semelhante ao 4chan, onde um usuário diz que “não fiz isso sozinho” e que “este é o resultado de vários meses de trabalho”. Aparentemente, o site permite há anos que um grupo compre e venda fotos de celebridades nuas – mas alguém decidiu vazá-las ao público.

O Deadspin analisou os metadados de fotos de Justin Verlander, jogador de beisebol e namorado da modelo Kate Upton, e notou que há fotos tiradas há mais de um ano. Por sua vez, a atriz Mary Elizabeth Winstead diz no Twitter que suas fotos vazadas “foram deletadas há muito tempo”. Tudo isso sugere que os hackers vêm coletando essas imagens há um bom tempo.

Há mais evidências disso: um leitor do Deadspin diz que, em 19 de agosto, sua namorada foi contatada por um homem que queria lhe pagar US$ 5.000 por fotos nuas dela. Em uma conversa pelo Facebook Messenger, esse homem revelou algumas fotos que vazariam semanas depois:

foto vazada jennifer lawrence

 

 

 

uhrcl3zy5k0s7ngv2bgg

Um usuário do AnonIB diz que estava “rasgando iClouds” para obter fotos nuas, em referência ao serviço na nuvem da Apple. Mas como nota o Gawker, eles também podem ter aproveitado táticas de engenharia social para resetar a senha de contas pessoais e obter acesso a fotos de famosos.

Agora é esperar pelas investigações e, espero, punições. Vale lembrar que, em 2012, um homem foi condenado a dez anos de prisão por vazar fotos nuas de Scarlett Johansson.

Fonte: gizmodo via Recode e Gawker

Um comentário

  1. [COBRA] KAMPAS

    3 de setembro de 2014 em 12:13

    assutador!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…