Pesquisadores da Universidade de Oxford publicaram um estudo na revista médica Pediatrics que diz que uma hora de videogame diário faz bem para a saúde das crianças. De acordo com a pesquisa, que foi realizada com cerca de 5000 menores de idade, jogar todos os dias faz com que a criança seja mais social, consiga mais amigos, se expresse melhor e não seja hiperativa.

Em contrapartida, aqueles que jogam videogames por mais de três horas por dia apresentaram efeitos “prejudiciais”. Os 10-15% de crianças que afirmaram ter uma jogatina de tempo maior foram “diagnosticados” com dificuldades de ajuste social. De acordo com a pesquisa, isso se deve ao fato do menor de idade ocupar seu tempo livre inteiramente com videogames, e não com outras atividades sociais, como esportes ou socialização com amigos.

Esse ponto já tinha sido discutido em uma pesquisa de dois anos atrás realizada por estudiosos da Universidade de Victoria, na Austrália, e que dizia que jogadores entusiastas tinham mais tendências à depressão e a ansiedade do que aqueles que jogavam por menos tempo. gamer-crianca

O estudo, porém, diz que os efeitos observados são quase que superficiais: não é possível dizer que as crianças que jogam muito videogame possuem dificuldades de socialização por causa dos games, nem usar os jogos para melhorar a vida social de crianças menos “ajustadas”. O autor da pesquisa, Dr. Andrew Przybylski, sugere que é preciso pesquisar mais antes de afirmar que os videogames afetam o desenvolvimento social infantil.

Estudos sobre os benefícios e os malefícios dos videogames não faltam. No ano passado, por exemplo, duas pesquisas receberam atenção da mídia: a que dizia que os usuários de Xbox se saíam melhor na cama do que os outros gamers e a que falava que jogos violentos tornavam as pessoas mais calmas.

Fonte: adrenaline via Neowin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…