wowO centro de pesquisa SuperData Reasearh divulgou uma lista com os MMOs mais rentáveis de 2013. 0″World of Warcraft“, da Activision/Blizzard, aparece no topo não só pela receita gerada em todo o ano passado, com mais US$1 bilhão em arrecadações, mas também em porcentagem de participação no mercado: 36% de tudo o que movimenta o setor do gênero.

Outros games de renome que aparecem no ranking são “Lineage“, “Star Wars: The Old Republic” e “Eve Online“. Abaixo você confere o ranking completo com os 10 MMOs que mais movimentam dinheiro no mundo dos jogos eletrônicos.

Segundo a firma, o mercado de MMOs tem encolhido gradativamente nos últimos três anos: em 2010, eram 30.6 milhões assinantes ativos na modalidade; hoje, são cerca de 23. milhões. Essa diminuição de usuários resultou na utilização de outros recursos para manter o gênero ativo, como disponibilização de conteúdos gratuitos, microtransações e novas formas de pagamento para os jogadores.

Alguns títulos, inclusive, passaram totalmente de games com assinaturas mensais para apostar totalmente no modelo de microtransações. “Star Wars: Old Republic” é um desses casos e, de acordo com a Electronic Arts, a adoção do novo modelo de negócio fez a receita do jogo mais que duplicar nos últimos meses.

Já entre os MMOs lançados recentemente e que se destacaram também na pesquisa estão “Elder Scrolls Online” e “Wildstar“. A SuperData ressalta que, mesmo que os dois games não apareçam entre no ranking dos dez primeiros colocados, são os que melhor aparece no geral entre os estreantes.

Fonte: adrenaline via GameSpot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Campeão de Fortnite é o atleta de eSports do ano; Curry dá o prêmio

Game Awards ocorreu nesta quinta-feira, na Califórnia, Estados Unidos, e premiou os princi…