GTA-VPara refutar todos os argumentos sem base nenhuma de que jogos violentos deixam os jovens mais agressivos, vamos apelar para a boa e velha ciência. Uma pesquisa compilada por cientistas das universidades de Nova York, Michigan e Texas mostraram que “comportamentos virtuais considerados imorais em um jogo de podem levar a um aumento da sensibilidade moral na vida real”.

Os pesquisadores testaram algumas pessoas depois de jogar um game violento (que neste caso se tratou de Operation Flashpoint:Cold War Crisis) e descobriram que os jogadores ficaram mais “moralmente sensíveis” e propensos a sentir culpa após o jogo. Isso corrobora pesquisas anteriores que dizem que jogos podem ter “consequências mais sociáveis”.

Abaixo você vê um resumo da pesquisa, que pode ser encontrada na íntegra aqui:

“Vários pesquisadores demonstraram que os comportamentos virtuais cometidos em um jogo podem provocar sentimentos de culpa. Esses pesquisadores propuseram que essa culpa pode ter boas consequências para a vida social. No entanto, essa proposta não foi apoiada com evidências empíricas. O estudo atual examinou esta questão em um experimento 2×2 (partida de videogame vs. recordações do mundo real e culpa vs. controle).

Primeiramente, os participantes foram designados aleatoriamente para jogar um jogo de videogame ou completar uma tarefa de recuperação de memória. Depois, os participantes foram aleatoriamente induzidos a uma condição de culpa (jogar uma partida como terrorista/recordação de atos que induzem culpa) e uma condição de controle (jogando como um soldado da ONU/recordação de atos que não induzem culpa). Os resultados do estudo indicam vários resultados importantes.

Primeiro, os resultados atuais confirmam pesquisas anteriores que indicam que os comportamentos virtuais considerados imorais são capazes de provocar o sentimento de culpa. Segundo, e mais importante ainda, a culpa provocada pelo jogo levou a aumentos específicos na intuição em áreas do cérebro responsáveis pela violação dos fundamentos morais. Estes resultados indicam que cometer atos “imorais” dentro dos jogos pode levar a um aumento da sensibilidade moral de um jogador. Os potenciais benefícios destes resultados serão mais discutidos”.

Fonte: kotaku

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…