PCI_Express_logoO PCI-SIG (PCI Special Interest Group), consórcio responsável pela especificação dos padrões Peripheral Component Interconnect (PCI), PCI-X e PCI Express (PCIe), anunciou nesta semana que o padrão PCI Express 4.0 será lançado oficialmente no final de 2014.

PCI Express 4.0

O padrão PCI Express transfere dados sobre múltiplas “pistas” ou links. A versão atual do PCI Express, que é a 3.0, pode transferir 8Gbps em cada pista, mas o PCI Express 4.0 deve aumentar esta velocidade para 16Gbps. Um conjunto com 16 links deve resultar em uma largura d ebanda agregada de 64Gbps.

O PCI-SIG planeja disponibilizar uma nova versão preliminar do padrão PCI Express 4.0 no segundo semestre deste ano.

O PCIe 4.0 também deve ajudar a reduzir os custos, já que os designers de hardware que não precisam enviar mais dados podem se virar com menos pistas ou cobrir mais usos com o mesmo número de pistas. Outro detalhe é que o PCI Express 4.0 consumirá a mesma quantidade de energia do 3.0.

O PCI Special Interest Group também pretende lançar uma variação do PCI Express conhecida como M-PCIe. Adaptado para uso em situações com baixo consumo de energia, o padrão M-PCIe transferirá dados sobre outro tipo físico de interconexão usado em dispositivos portáteis, como laptops, tablets e smartphones, o M-Phy da MIPI Alliance.

O PCI Express também deverá ser usado em portas externas com alta velocidade com OcuLink. Suas especificações serão disponibilizadas em breve e a adoção em novos produtos deve começar já no segundo semestre de 2014.

O OcuLink usa quatro links PCI Express 3.0 com 8Gbps, oferecendo uma velocidade total de 32Gbps.

Fonte: baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…