Em uma semana agitada no segmento de placas gráficas, com lançamento de novos drivers e nova versão do Geforce Experience, pela Nvidia, a AMD acaba de confirmar o ditado “onde há fumaça, há fogo” com o lançamento oficial da Radeon R9 295 X2, placa equipada com dois chips R9 290X, tornando-se assim a placa mais poderosa da empresa (mercado?).

No quesito memória, são 8GB RAM GDDR5 trabalhando a 5Gbps e trafegando por dois canais de 512-bit de BUS de memória. Um dos problemas de colocar dois chips de alto consumo na mesma placa é o superaquecimento do sistema, para contornar a situação a AMD utilizou um sistema de Liquid Cooler híbrido desenvolvido em parceria Asetek. A refrigeração líquida é responsável pelo resfriamento dos dois chips gráficos e o cooler tradicional pelas memórias e demais componentes. Esse sistema é semelhante ao utilizado na placa de vídeo ARES II, da Asus.

A alimentação da placa é feita por dois conectores de 08 pinos PCIe, consumindo até 500W de energia, o que segundo porta vozes da AMD, segue uma filosofia de descomprometimento com o seu consumo em favor da performance. As conexões incluem quatro DisplayPort e uma VGA.

 

O acabamento também traz algumas novidades até então não visíveis em placas da AMD e que até certo ponto, lembram as placas da Nvidia. Na parte superior, o logo Radeon passa a ser retroiluminado, assim como o ventilador na parte frontal. Nesta mesma área parte do chassi adotado é semi-transparente, permitindo visualizar componentes da placa. Diversas áreas da placa foram construídas em metal, como os contornos frontais e a parte traseira, o que auxilia na dissipação de calor.


E o preço? A AMD Radeon R9 295 X2 chegará ao mercado americano por US$ 1.499,00, preço bastante salgado mesmo para os padrões americanos, porém valor 50% abaixo da recém anunciada GeForce Titan Z, da Nvidia, que chegará ao mercado por US$ 2.999,00

Fonte: adrenaline

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

EA Desktop é o novo aplicativo para PC e abandonará nome “Origin”

Renomeado EA Desktop App, plataforma abre inscrições para beta A Electronic Arts …