Como prometido, a Microsoft anunciou hoje durante a edição de 2014 da Game Developers Conference o DirectX 12. De acordo com o anúncio, ele estará disponível para as principais plataformas da Microsoft, como Windows, Windows Phone e Xbox One.

DirectX 12

Confirmando o que os rumores anteriores afirmavam, a nova geração do DirectX permitirá que os desenvolvedores tenham acesso de baixo nível ao hardware do computador para distribuir a carga de trabalho entre a CPU e a GPU, resultando em uma grande melhoria no desempenho.

Isto é similar ao que a AMD já faz com sua API Mantle, que foi lançada semanas atrás junto com novos drivers de vídeo para as GPUs da linha Radeon.

A Turn 10 Studios já portou uma versão do jogo Forza Motorsport 5 do Xbox One para Windows com o DirectX 12. Para isso a empresa precisou de quatro meses e uma equipe com quatro pessoas.

O resultado foi o jogo rodando a 60 quadros por segundo em um computador com placa de vídeo baseada em GPU da NVIDIA. O desempenho de jogos desenvolvidos para Xbox One usando o DirectX 12 também deve melhorar.

DirectX 12
Empresas como Intel, NVIDIA AMD e Qualcomm já confirmaram que suportarão a nova geração do DirectX. No caso da Intel, ela confirmou que a nova API será compatível com os processadores Haswell quando ela for lançada.

A NVIDIA também suportará o DirectX 12 nas placas de vídeo baseadas em GPUs compatíveis com as arquiteturas Fermi, Kepler, Maxwell e em futuros produtos.

A Microsoft informou que os primeiros jogos baseados no DirectX 12 chegarão ao mercado no segundo semestre de 2015. Outro detalhe é que o suporte para o DirectX 12 no Windows 7  ainda não foi confirmado.

Fonte: baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Beeper promete unir WhatsApp, Telegram e mais apps em um só

Por US$ 10 mensais, Beeper se propõe a fazer uma ponte para centralizar contas de 15 aplic…