O Facebook anunciou nesta quinta-feira (6) mudanças em seu feed de notícias, voltando a usar um visual mais básico. O objetivo, de acordo com post no blog da rede social, é fazer com que as versões móvel e desktop tenham uma mesma aparência e gerem experiências semelhantes para os usuários.

Agora, as fotos aparecem maiores, como já acontece nas versões móveis. Posts e anúncios com texto, continuam iguais. Outros feeds de notícias que aparecem no visual atual, na lateral esquerda, como “Todos os amigos”, “Grupos” e “fotos”, foram totalmente removidos da nova interface. Mais básica, a ideia é ter um único feed na rede. Outros detalhes como fontes e cores de fundo também mudaram.

O executivo responsável pelo feed de notícias, Greg Marra, disse que o Facebook sabe que as experiências para usuários no desktop e nos dispositivos móveis são diferentes, mas que é importante manter uma identidade. Depois de diversos testes realizados com a interface da rede social, os desenvolvedores resolveram ficar “com o melhor dos dois mundos”: um layout e navegação mais confortáveis, mas com fotografias e imagens em tamanho maior – como acontece nos celulares.

Conforme destaca o Facebook, as mudanças dizem respeito a atualizações visuais, de interface, e não afetam a forma como o conteúdo é exibido para as pessoas, nem muda a forma como as posts são classificados no feed de notícias. Embora no novo design todas as imagens estejam maiores, posts orgânicos e anúncios permanecem do mesmo tamanho, sem qualquer alteração de destaque.

Visual antigo do Facebook, com mais elementos e mais confuso, para comparação
Visual antigo do Facebook, com mais elementos e mais confuso, para comparação

Além do novo fundo, em cinza claro, as fontes também foram alteradas: agora o Facebook usa Helvetica e Arial. Uma das mudanças pretendidas com a novidade é tornar o uso mais simples.

O visual da rede social ganha ainda uma grande barra de pesquisa que pode ser visualizada no topo da tela, a chamada Graph Search Bar, também conhecida como busca social (disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, até o momento).

Os usuários de língua não-inglesa poderão digitar comandos específicos, como “Friends of friends who are single” (amigos de amigos que são solteiros) e encontrar o resultado desejado, como já acontece em inglês. Porém, ainda não foi divulgado quando o recurso será viabilizado em outros idiomas, incluindo o português.

Todas as novidades atingem apenas a versão para computadores (web/desktop), não tendo sido feitas alterações para as versões para dispositivos móveis como site mobi, iOS 7 e Android. O Facebook Brasil informa que no período de um mês todos os usuários já deverão estar com o novo visual no Feed de Notícias da rede social.

Fonte: techtudo via  theverge e facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Open Beta de Call of Duty: Black Ops Cold War começará em outubro

Nos últimos dias, os afortunados players do PS4 tiveram a oportunidade de participar do Al…