Apenas poucos dias depois de lançar a Hack, linguagem de programação baseada no PHP, o Facebook libera mais um projeto de desenvolvimento, só que desta vez com o apoio de equipes do Google, Twitter e LinkedIn: o WebScaleSQL, versão customizada do MySQL projetada especialmente para suportar bases de dados consideravelmente grandes.

O projeto é fruto da experiência das equipes de desenvolvimento de todas estas empresas com o MySQL ao longo dos últimos. Como este sistema gerenciador de banco de dados não costuma ser a melhor opção em termos de escalabilidade, os engenheiros de software se viram fazendo uma série de implementações avançadas em seus sistemas MySQL para estes suportarem satisfatoriamente bases de dados gigantes e crescentes.

A troca de experiências entre eles, assim como a existência de várias outras empresas que lidam com desafios semelhantes em relação ao MySQL, é que motivaram a criação do projeto.facebook-virus

No anúncio feito pelo Facebook, o engenheiro de software Steaphan Greene explica que, neste estágio inicial, o WebScaleSQL tem como base o MySQL 5.6 (havendo também preparação para a versão 5.7) e já oferece recursos como framework automatizado para testes, um conjunto completo para testes de estresse, otimizações para performance, entre vários outros.

Atualmente, os engenheiros do Facebook envolvidos com o WebScaleSQL estão trabalhando principalmente em um cliente MySQL assíncrono e em um mecanismo de leitura antecipada que deve deixar buscas completas em tabelas até dez vezes mais rápidas.

O WebScaleSQL é uma iniciativa gratuita e de código aberto, o que significa que qualquer desenvolvedor pode contribuir com novos recursos ou utilizá-lo para uma implementação customizada, por exemplo. Encontre mais informações no site oficial do projeto ou em sua página no GitHub.

Fonte:  tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Feliz aniversário S0ST1N3S

Hoje é um dia muito especial, para você e para todos nós também, pois apenas desejamos o s…