Em junho de 2013, a Apple mostrou as primeiras novidades do iOS 7, incluindo uma integração com automóveis que levaria algumas funções do iPhone para o painel dos carros, como o serviço de mapas da Apple e o iTunes Radio. Nesta segunda-feira (3), a empresa anunciou a lista de montadoras parceiras que colocarão o recurso em seus automóveis, bem como o nome definitivo: antes conhecido como iOS in the Car, ele se chamará CarPlay.

Os primeiros carros com o CarPlay serão exibidos nesta semana no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. Inicialmente, apenas Ferrari, Mercedes e Volvo mostrarão os veículos, mas a Apple cita uma série de outras montadoras que lançarão carros com o CarPlay em breve: BMW, Ford, Chevrolet, Opel, Honda, Hyundai, Jaguar, Land Rover, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota.

E o que você pode fazer com o CarPlay? Basicamente, usar alguns recursos do seu iPhone enquanto estiver dirigindo, sem necessidade de tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito: a navegação é feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. Dá para fazer ligações, enviar e receber mensagens de texto, ouvir músicas e usar os mapas da Apple para se orientar.

carplay-honda-musica

carplay-honda-mapa

Será possível ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados não apenas no iPhone, mas também na nuvem: há integração com o iTunes Radio e outros serviços de streaming de músicas, como o Spotify e o Beats Radio. Já o serviço de mapas está com navegação curva a curva e mostra informações sobre o trânsito e o tempo estimado de viagem. O CarPlay pode até mesmo adivinhar para onde você está indo com base nos seus emails e compromissos no calendário.

Para usar o CarPlay, será necessário ter um iPhone com conexão Lightning (iPhone 5, iPhone 5c ou iPhone 5s) e uma atualização de software para o iOS 7 que será liberada em breve (além de um automóvel compatível, claro). Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes e Volvo incluirão o CarPlay em “carros selecionados” ainda em 2014, seguido por outras fabricantes no futuro.

Fonte: tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Demanda por GPUs para mineração de Ethereum caiu, segundo fabricante ASRock

Repressão no mercado chinês está sendo sentido O crash das criptomoedas em maio e a repres…