A AMD divulgou que irá disponibilizar os drivers para ativar a Mantle dentro dos próximos dias, com a atualização do Catalyst 14.1 beta. O download dos drivers estarão disponíveis neste link.

[+texto original]: Acabou a espera. O potencial da nova API, a Mantle, enfim pode ser testado pelos donos de chips gráficos compatíveis com a arquitetura GCN, presentes nas duas últimas gerações de placas da AMD e em APUs. A DICE liberou um novo update para o game Battlefield 4, disponibilizando a opção de substituir o DirectX pela Mantle. bf4_mantleA Mantle foi apresentada em setembro do ano passado, e empolgou a comunidade gamer de PC por prometer uma melhor otimização dos recursos do sistema, com a API se comunicando mais diretamente com os recursos do hardware. Com isto, a AMD promete um grande ganho de performance, sendo que a empresa estima que é possível um melhora de até 45%.

Enquanto aguardamos os drivers para começar nossos próprios testes, a EA e a DICE já liberou um comparativo de performance da nova API versus o tradicional DirectX. A empresa testou três cenários: um sistema de entrada, um computador gamer “intermediário” e um PC de alta performance.

O PC de entrada vem equipado com uma APU Kaveri A10 7850K, e conseguiu um ganho de performance de 14% na velocidade de renderização de cada quadro, subindo de 37 para 43fps médios. O sistema “intermediário” veio equipado com a CPU AMD FX-8350 e uma placa de vídeo Radeon HD 7970, e apresentou uma redução de 25% na criação de cada quadro na quando executado com a Mantle, com a média de quadros por segundo subindo de 52 para 66fps.

Mas, com certeza, a empresa trouxe um resultado impressionante com o sistema de alta performance. Com  um PC equipado com o processador Core i7-3970X e duas R9 290X em CrossFireX, a troca do DirectX pela nova API fez a média de frames subir de 78fps para impressionantes 121fps, uma melhora de 58% no tempo necessário para processamento de cada frame.

Os detalhes dos testes podem ser conferidos aqui, além de instruções de como ativar a Mantle em seu PC.

Fonte: adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Gameplay do Battlefield 2042 será apresentado na conferência da E3 2021

Esta semana (9) tivemos a revelação mundial do Battlefield 2042 com o primeiro trailer e m…