Discos Rígidos usam o sistema S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology), que significa algo como “Monitoramento próprio, análise e tecnologia de detecção”, para descobrir se ele vai ter problemas mais sérios utilizando este sistema. Mostraremos para você, de uma forma fácil, como você pode saber se o seu HD está morrendo.

Como saber se o seu HD está morrendo

Como o Windows não conta com uma ferramenta própria para descobrir eventuais erros em HDs, você pode realizar o teste com um software chamado CrystalDiskInfo. Ele é gratuito para baixar e tem o código aberto. Clique aqui para realizar o download.

Apenas se lembre de selecionar a opção de não instalar o PCSafe, um software embutido no programa, que tem outra finalidade.

Depois de instalar, execute o CrystalDiskInfo e você terá o status S.M.A.R.T. do seu disco rígido exposto em uma tabela, com uma mensagem que resume o estado do seu HD. Se estiver com a informação de “Saudável”, não há qualquer problema com ele.

Como saber se o seu HD está morrendo

O aplicativo informa diversos dados do disco, como a sua temperatura, buffer e até o número de horas que ele esteve ligado. E se houver algum problema, o programa acusa instantaneamente.

Como saber se o seu HD está morrendo

É possível também executar a função “Resident” para manter o aplicativo rodando ou a “Startup” para que ele rode assim que o sistema operacional iniciar.

E no caso de erros?

Caso o CrystalDiskInfo indique algum erro no HD, não significa que ele vai parar de funcionar no ato. Mas, provavelmente, ele vai falhar em algum momento. Ou seja, serve como um aviso para você fazer um backup e trocar em breve o disco rígido.

Fonte: baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

EA Desktop é o novo aplicativo para PC e abandonará nome “Origin”

Renomeado EA Desktop App, plataforma abre inscrições para beta A Electronic Arts …