Sempre que aquela sua tia falar pra você parar de perder tempo com os games, mostre pra ela a pesquisa da Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus, da Alemanha, que mostra que jogar videogame faz bem para o cérebro.

De acordo com a pesquisa, feita em parceria com o Instituto Max Planck para Desenvolvimento Humano, jogar desenvolve as regiões do cérebro responsáveis pela orientação espacial, formação de memória, coordenação motora e até planejamento estratégico.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores separaram dois grupos de adultos e escalaram o nosso amigo Mario para os testes. Um grupo de adultos jogou Super Mario 64 (old school!) diariamente por 30 minutos, ao longo de dois meses. O outro grupo ficou sem jogar no mesmo período. Usando ressonância magnética, os cientistas descobriram que o grupo dos jogadores apresentou aumento da massa cinzenta, local em que as células nervosas estão situadas.

O aumento da massa cinzenta, segundo os resultados da pesquisa, foi observado no hipocampo direito, no córtex pré-frontal direito e no cerebelo. Nós não entendemos muito o que esses termos querem dizer, mas os pesquisadores garantem que essas regiões do cérebro estão diretamente ligadas a funções como navegação espacial, formação de memória, coordenação e planejamento.

“Isso prova que regiões específicas do cérebro podem ser treinadas usando games”, afirmou Simone Kühn, líder da pesquisa. Segundo a cientista, os resultados mostram que os games podem ser usados para tratamento de pacientes com stress pós-traumático ou mal de Alzheimer, por exemplo.

Fonte: kotaku via mpg.de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…