Na semana passada, o CEO da Intel, Brian Krzanich declarou em reunião com investidores que a empresa focará no mercado móvel e revelou planos para a linha de processadores Atom. Segundo o CEO, a Intel possui metas de performance para os dispositivos móveis até 2015 e está pagando o preço agora pela demora. Pela primeira vez, informações sobre sucessorers do Cherry Trail foram reveladas, inclusive com uma nova arquitetura para substituir a Silvermont.

 

Durante o evento, o chairman da Intel, Andy Bryant disse que estava um pouco envergonhado pela empresa ter perdido o seu rumo e afirmou que ela está trabalhando intensamente para reparar o atraso pelo tempo perdido. Segundo Brian Krzanich, a expectativa da companhia é ter um aumento de desempenho de 15 vezes para GPU de dispositivos móveis e de um múltiplo de 5 para CPU até 2015.

Na linha de processadores Atom, a Intel anunciou um SoC para 2015 chamado Broxton, que sucederá o (ainda nem lançado) Cherry Trail. O novo processador funcionará com uma nova arquitetura chamada Goldmont. Segundo Krzanich, ele poderá ser modificado facilmente para se adequar aos novos recursos e upgrades que a Intel venha a lançar, sem revelar mais detalhes.

Para o mercado de dispositivos de baixo custo, a empresa anunciou o SoFIA, que terá a peculiaridade de não ser fabricado pelas fábricas da empresa. Apesar de ter considerado desenvolver o SoFIA em ARM, a Intel confirmou que, o chip que será lançado no ano que vem, será baseado em x86. Outra especificidade do SoFIA é que inicialmente ele virá com suporte à 3G, evoluindo para LTE em 2015.

Tanto o Broxton quanto o SoFIA serão fabricados em 14nm e serão 64 bit, segundo Krzanich. Ainda segundo ele “nós esperamos o dobro de performance do Core, mas nós não iremos diminuir o desempenho do Core para conseguir isso”. Além disso, foi dito no evento que a empresa tem planos para a fabricação de chips de 10nm para 2015.

10981294635 1f955e26de o Intel talks new strategy and expands Atom roadmap with SoFIA and Broxton

Fonte:adrenaline via VR-Zone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Vazam as supostas especificações da RTX 4070 Ti

A nova série de placas de vídeo da NVIDIA GeForce RTX 4000 deverá ser lançada apenas nos ú…