Outra eterna discussão no mundo game é qual placa de vídeo é melhor…

Diferente do que acontece com as Cpus, aqui a briga é equilibrada e cada uma tem uma concorrente direta nos vários segmentos, do de entrada até as Tops… Todas se equivalem em desempenho, consumo e geralmente em preço…

Então o que levaria a maioria escolher uma em detrimento da outra?

Neste mercado, por incrível que pareça, falta de informação… A Nvidia domina o mercado de Vgas off-board, já que a Intel o mercado de Gpus on-board…E porque a Radeon ainda patina na hora da escolha por quem joga? Falta de política em publicidade e patrocínio da empresa pra colocar em vitrine um produto bom, que há muito tempo vem fazendo frente em desempenho aos produtos da concorrente, mas ainda são poucos conhecidos dos jogadores leigos e ocasionais…

Mas a situação tende a mudar, a empresa não só esta entrando pesado no patrocínio de jogos de sucesso, como hoje, integra os maiores consoles no mercado com suas APUs, Cpus integradas com Gpus. Significa que o produto, além de se tornar conhecido, pode levar vantagem em desempenho com relação a concorrente, já que os temas vão ser escritos sobre a plataforma da empresa, facilitando, teoricamente, a comunicação entre software e hardware…

Hoje, o grande obstáculo das Radeons é a própria AMD, em função de sua situação financeira. Neste ramo tão dinâmico é preciso uma empresa saudável, para que continue investido pesado no desenvolvimento do produto. Um cochilo e dificilmente o mercado perdido poderá ser recuperado. Como foi o caso da própria AMD x Intel, onde sentou em cima da grande vantagem do K8 sobre o P4 e acabou tomando uma rasteira…

Dúvidas frequentes entre os que querem fazer Upgrade em seus equipamentos.

Qual o componente mais importante numa máquina de jogos?

Aqui a resposta é o equilíbrio. Não adianta gastar uma nota preta numa Vga top se seu CPU não segura o tranco dela… Nos jogos atuais o processador trabalha pesado junto com a placa de vídeo, e se não tiver fôlego acaba “roubando” desempenho… Enfim, gastou 20% mais e acaba tendo o mesmo desempenho de seu amigo, porque ele soube montar com inteligência a máquina.

Quando analiso o desempenho de uma Vga, qual o fator mais importante?

A priore a resposta são os Fps(quadros por segundo) que ela produz, porém, mais importante que a média de FPS, é o mínimo que a Vga atinge*… Às vezes a Vga tem uma média maior que a concorrente, mas o Fps mínimo dela esta muito além da concorrente… E o que significa isso? Quanto tiver nas cenas mais pesados, explosão e de muito movimento, perderá mais desempenho que oponente… Outro ponto a ser destacado para um jogador exigente, aquele que como eu gosta de usar tudo no máximo, é como sua Vga se comporta com os filtros ativados, AA e AF. Não é raro uma marca se sair melhor que a outra quando os filtros estão desativados e a situação mudar quando são habilitados…

*Tem que ser acima de 30 fps, abaixo disso começa a ser perceptível ao olho humano. O famoso lag.

AMD_vs_NVIDIA

64, 128, 192, 256, 320, 384 ou 512 Bits?

Depende…

Depende da frequência da memória da vga, da resolução que usa etc. Enfim, aqui também é necessário bom senso… O importante é a banda de memória que a Vga oferece, às vezes tem-se uma de 512bits que oferece menos banda que uma de 384bits, basta que a frequência do módulo de memória seja muito menor.

E como se chega à banda de memória? O cálculo é simples.

Frequência da memória x a quantidade de bits da Vga/ 8bits= banda de memória

Exemplo1: Vga com frequência de 6000mhz e 384bits produz uma banda de memo de 288Gbits/seg.

Exemplo2: Vga com frequência de 4000mhz e 512bits produz uma banda de memo de 256Gbits/seg.

Portanto, apesar do primeiro exemplo ter uma quantidade de bits menor, sua banda é maior por ser compensada pela frequência maior das memórias, e se os Gpus forem equivalentes, o desempenho da primeira será igualmente maior.

Poxa, mas eu estou com uma vga com uma banda maior que minha antiga placa de vídeo, mas o desempenho é o mesmo… Deve-se levar em conta a resolução que se joga, esta situação é comum, e o melhor desempenho só aparecerá quando aumentar ainda mais a resolução, pra isso o monitor precisa suportar também, claro!. Exigindo mais da vga onde a antiga não poderia suportar em pé de igualdade com sua nova.

Os CPus AMD são gargalo para vga tops?

Qualquer empresa vai ter um ou outro processador que segura o desempenho, mas os CPus tops da AMD dão conta sim em modo single vga…Tanto quanto os processadores da Intel.

E o modo Crossfire/SLI?

Aqui tudo bem, porque apenas os cpus Six core da Intel podem oferecer desempenho real ou aproximado para o que promete estas soluções, e mesmo assim, em algumas situações, muito acima de suas frequências nominais (overclock). Estamos falando de processadores acima 1700 reais, muito além da realidade da maioria dos consumidores da comunidade…

Modo Crossfire/SLI ou single Vga?

Eu particularmente gosto das soluções combinadas e vou justificar…

Com praticamente o mesmo preço de uma Vga top, vc pode adquirir duas intermediárias e obter o mesmo desempenho, às vezes, até mais… Usar as duas quando for necessário, jogos pesados, e desabilitar uma quando não, economizado energia. Outra coisa a ser considerada, em caso de defeito em uma das Vgs vc não fica sem Pc, o mesmo não acontece com que tem apenas uma.

Crossfire ou SLI?

Ambas são soluções interessantes pelos motivos supracitados… Porém, existe um fator negativo no SLI. Ela é uma tecnologia proprietária, pra funcionar a placa mãe precisa ser certificada, ou seja, pagar a Nvidia pelo seu uso, o que acaba por encarecer a motherboard. Ponto para o Crossfire!

Fazer overclock ajuda no desempenho?

Sim e não… Dificilmente o ganho vai se tornar perceptível ao jogador se ele já tiver um equipamento que ofereça desempenho suficiente pra os seus jogos. E dificilmente ele vai evitar que troque o equipamento pra jogar de forma satisfatória se seu PC estiver defasado. Estamos falando de um over bem sucedido, aquele estável e que não comprometa o equipamento. Onde o desempenho nesta situação não passa de 10%…

Over só serve mesmo pra quem gosta de quebrar recorde em benchmark, um robby de luxo muitas vezes, dado os riscos.

Bom, Smith, vc enrolou enrolou e não disse qual a melhor… 😡

😀 É verdade, porque não existe supremacia de uma sobre a outra… Como disse no começo, são equivalentes em vários aspectos. A função do artigo tem como intuito alertar aos que ainda pensam que neste mercado só existe uma escolha de qualidade, a Nvidia, o que nós sabemos que não é verdade…

Bom, espero ter ajudado… E qualquer dúvidas ou correções nas observações é só comentar…

Notícias relacionadas:

http://www.tecmundo.com.br/amd/46128-amd-radeon-r9-290x-a-gigante-ja-esta-entre-nos.htm

http://www.tecmundo.com.br/analise/45289-analise-apu-amd-a10-6700.htm

http://www.tecmundo.com.br/amd/45132-amd-gastou-cerca-de-us-8-milhoes-para-manter-parceria-com-battlefield-4.htm

http://www.tecmundo.com.br/amd/44975-amd-nos-bastidores-detalhes-sobre-as-negociacoes-com-sony-e-microsoft.htm

http://www.tecmundo.com.br/amd/41031-como-a-amd-conseguiu-estar-presente-nos-tres-consoles-da-nova-geracao.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Gameplay do Battlefield 2042 será apresentado na conferência da E3 2021

Esta semana (9) tivemos a revelação mundial do Battlefield 2042 com o primeiro trailer e m…