O anúncio da Valve na última semana sobre seus planos para levar o Steam à sala de estar, incluindo um novo sistema operacional baseado em Linux chamado SteamOS, fez o Linux se conectar aos games como nunca visto antes.

Gabe Newell, chefe da Valve e um genuíno visionário da indústria, não esconde sua preferência pelo Linux diante do domínio de sistemas operacionais proprietários. Então quais são as vantagens do Linux para os gamers e para os desenvolvedores de jogos?.

RyanGordon_LinuxgamesO site Gamasutra conversou com Ryan Gordon, que é descrito pelo site como “O cara” quando o assunto é portar jogos para o Linux. Desde 1990, Gordon vem portando dezenas de jogos para o Linux, de Quake 3 Arena até Dear Esther  além de jogos vendidos pelo Humble Bumdle.

“Eu não sou um daqueles fanáticos por software livre,” disse ele. “Mas eu acho que o Linux mostra o que acontece quando as pessoas decidem trabalhar juntas e construir alguma coisa bonita, ao invés de ir cada um para o seu canto e construir coisas menores para competir com outras pessoas que estão construindo coisas menores ainda.”

“Como um desenvolvedor, eu sou livre pra fazer o que eu quiser. Se eu encontrar um bug em um sistema, não será uma caixa preta pra mim. Eu mesmo posso corrigir, eu mesmo posso depurar, eu posso progredir sem ter que esperar por alguma empresa pra limpar sua bagunça. Eu posso substituir qualquer pedaço da infraestrutura com uma idéia melhor.”

Ele disse que as empresas deveriam se esforçar mais para alcançar este setor em crescimento, principalmente agora após o anúncio do SteamOS.

“Há dinheiro lá esperando por jogos de qualidade, e o mercado não é inundado de produtos baratos como no Windows ou na App Store do iOS.” Para os jogadores, ele disse que um grande benefício seria evitar uma mudança de paradigmas como aconteceu do Windows 7 para o Windows 8, que introduziu uma diferente interface.

Fonte: gamevicio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

YouTube lança plataforma de vídeos curtos para competir com TikTok

Em fase de testes, YouTube Shorts está disponível somente para usuários de Android na Índi…