Com jogos, vídeos e outros tipos de dados cada vez maiores, naturalmente o segmento de drives de armazenamento busca aumentar a capacidade dos dispositivos para esse fim. A Seagate é uma das grandes empresas do mercado que, além de estar no topo da lista, constantemente investe em novas tecnologias buscando trazer novidades nesse ramo.

O drive Desktop HDD 4TB é um exemplo de produto que poucos anos pareceria absurdo, mas que nos dias atuais é normal para muita gente. Seu destaque acima de tudo é sua capacidade, afinal, 4TB ou 4096 Gigabytes, é espaço de sobra pra grande maioria das pessoas, com o grande diferencial de possibilitar mais drives de menor ou mesma capacidade no sistema, possibilitando assim números altíssimos para armazenamento de dados.

Devido a empresa ter adotado o sistema com 4 discos de 1TB internamente, seu consumo consegue ser inferior ao modelo concorrente de 4TB da WD, que possui 5 discos de 800GB, que por outro lado promete ser um pouco mais rápido por ser baseado em 7200RPM, o ponto negativo desse drive da Seagate, que possui velocidade de 5900RPM, como demonstrado nos testes, deixando ele um pouco atrás de drives Sata 3 com 7200RPM.

Como se trata de um drive de alta capacidade, a velocidade é um ponto importante, não que o Desktop HDD 4TB seja lento, mas em transferências grandes pode fazer diferença, como vimos no teste de escrita em um teste prático copiando 16.7GB, essa diferença ficou na casa de 16%.

Seu preço, em média R$900,00, apesar de alto para um drive, pode ser considerado bom, especialmente porque o modelo concorrente da WD custa mais de R$400,00 a mais, valor que torna possível a compra de um drive de SSD de até 240GB, possibilitando ganhos muito melhores ao sistema. O drive já está disponível em várias lojas e sites de venda no país.

Vale destacar também que esse novo padrão de drives com capacidade acima de 2.2TB possuem limitação de tamanho da partição se a mesma for em formato MBR. Dessa forma, os mesmos devem ser participados com o formato GUID Partition Tables (GPT), como demonstramos na primeira página. Alguns dispositivos NAS também podem ter limitação com a capacidade de 4TB. Assim, recomendamos conferir o suporte antes de comprar um drive dessa capacidade se for para uso em NAS.

desktop-hdd-dynamic-right

Recursos do HDD
Listamos abaixo algumas das principais tecnologias desse modelo disponíveis no site oficial do produto.

Software DiscWizard

A maneira certa de ter acesso nativo a discos rígidos com mais de 2 TB é adotar o novo padrão de BIOS chamado UEFI. Se você não estiver preparado para o novo padrão, a Seagate oferece uma alternativa. O software gratuito da Seagate, DiscWizard, fornece um meio de usar efetivamente os seus Seagate Desktop HDDs de 3 TB e 4 TB, mesmo com o Windows XP e o padrão PC BIOS. Baixe a sua cópia gratuita e vá além dos 2 TB.

Promessa de qualidade e ótimo desempenho 

Os Seagate Desktop HDDs são as soluções de armazenamento para desktop mais populares do mundo. A empresa garante qualidade consistente, inovações e recursos que aprimoram o desempenho, como NCQ (comando nativo de enfileiramento) e gravação perpendicular. Além disso, a Seagate diz que os HDDs desktops são produzidos com os processos de fabricação mais sofisticados do setor, com foco na responsabilidade pelo meio ambiente.

Ecológicos

Os Seagate Desktop HDDs com 1 TB por disco contam com modos de alimentação para economizar mais energia durante estados de inatividade, sem sacrificar o desempenho.

Os Desktop HDDs são produzidos com os processos de fabricação mais sofisticados do setor, com foco na responsabilidade pelo meio ambiente.

– Os Desktop HDDs cumprem a diretiva RoHS sobre materiais perigosos e voluntariamente restringem compostos halogenados

– 70% ou mais dos materiais utilizados para produzir os Desktop HDDs são recicláveis

– Baixo consumo de energia

 

Prós
  • Alta capacidade por muito tempo
  • Baixo consumo de energia
  • Baixa temperatura interna
  • Bom preço frente a modelo concorrente da WD

 

 

Contras
  • Velocidade abaixo do padrão de mercado para drives Sata 3 Desktop

Fonte: adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…