firefox, chrome, opera, internet explorer

O cenário parece estar mudando no mundo dos navegadores. Tido já há algum tempo como o melhor e mais rápido browser disponível no Windows, o Chrome perdeu o posto para o Firefox no último Web Browser Grand Prix, realizado pelo site Tom’s Hardware.

Já na décima-sexta edição, a tradicional bateria de testes incluiu, além do Firefox 22 e do Chrome 27, o Opera 12, o Internet Explorer 10 e a versão de testes do Opera 15, que tem uma engine diferente – todos para Windows. Foram medidas as velocidades de inicialização e carregamento de páginas em cada um dos browsers, além do desempenho deles lidando com JavaScript, HTML5, CSS3, DOM e WebGL.

Por incrível que pareça, o navegador da Mozilla levou a melhor sobre o Chrome no quesito velocidade de inicialização. O browser do Google decepcionou nos testes de carregamento de sites, tido como um de seus fortes, e acabou ficando atrás, no geral, não só do Firefox, como também das duas versões do Opera e do Internet Explorer.

tabela1

Média de tempo de inicialização dos navegadores (quanto menor a barra, melhor)

O Chrome ainda conseguiu vencer em testes de desempenho com JavaScript, HTML5, CSS3 e DOM, mas por uma pequena margem sobre Firefox e Internet Explorer. O mesmo aconteceu quando o assunto foi WebGL e aceleração por hardware, com o navegador do Google apenas 37 pontos à frente do Mozilla. No fim, a média acabou favorecendo o navegador do panda vermelho.

Performance geral dos navegadores lidando com HTML5 e CSS3 (quanto maior a barra, melhor)

Performance geral dos navegadores lidando com HTML5 e CSS3 (quanto maior a barra, melhor) 

Aliás, vale mencionar que uma das surpresas do Web Browser Grand Prix foi o Opera Next, a versão beta do 15. A mudança na engine aparentemente fez bem ao browser, que deixou para trás – e por muito – o Opera 12 na grande maioria dos testes e ainda superou o Chrome na pontuação geral. O Tom’s Hardware, no entanto, salientou que, por ser uma versão dos testes, os resultados obtidos pelo Opera Next podem não refletir os que a versão final (que saiu hoje, aliás) conseguirá quando for avaliada.

Resultado geral do Web Browser Grand Prix (Créditos: Tom's Hardware)

Resultado geral do Web Browser Grand Prix

Para conferir o Grand Prix completo (e em inglês), clique aqui. E se quiser tirar a prova, baixe os navegadores para Windows nos links abaixo.

Baixe o Firefox 22 para Windows

Baixe o Chrome 27 para Windows

Baixe o Opera 15 para Windows

Baixe o Internet Explorer 10 para Windows

Fonte: info.abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Steam: Jogos de PC com até 90% de desconto

https://www.whenisthenextsteamsale.com/ Jogos de PC estão com descontos de até 90% no Stea…