samsung-ssd-pcie

Hoje em dia, você encontra SSDs em basicamente dois formatos: o tradicional, semelhante a discos rígidos comuns; e em “pentes” de memória (formato M.2), mais semelhante à RAM.

Este formato compacto, além de ocupar menos espaço no computador, ainda facilita o uso de interfaces mais rápidas, como o PCI Express (PCIe). Então a Samsung resolveu criar o primeiro SSD desse tipo para ultrabooks.

O novo XP941 consegue chegar a velocidades de leitura de até 1,4 GB/s – mais que o dobro dos SSDs mais rápidos que usam SATA. Além disso, ele ocupa um sétimo do volume de um SSD com formato tradicional, o que significa mais espaço para bateria no ultrabook.samsung-ssd-pcie2

A Apple passou a adotar um SSD semelhante no novo MacBook Air, e o ganho em desempenho é notável. Agora que a Samsung oferece SSDs para PCIe, o armazenamento de laptops ultrafinos deve ficar ainda mais rápido.

Dessa forma, vamos deixando no passado os engasgos e gargalos do disco rígido. O SSD usa diversos chips de memória para guardar seus arquivos, em vez de discos; e fica ainda mais rápido quando usa a interface PCIe entre ele e o computador.

Há opções de 128 GB, 256 GB e 512 GB, já disponibilizadas neste trimestre para as fabricantes – a Samsung não cita quais, mas imaginamos que ela própria está na lista.

Fonte: gizmodo via Samsung e Engadget

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Red Dead Online: Patch “quebrou” o jogo e vem gerando situações cômicas

Infelizmente, Red Dead Online ainda não está livre de problemas. Um patch recente – que na…