noctua-ventoinhaSe você tem um desktop poderoso e não usa refrigeração a líquido, ele provavelmente soa como um motor a jato. Até mesmo um PC modesto ou um laptop pode sofrer do mesmo mal. Aí entra o cancelamento ativo de ruído.

Criada pela Noctua – que reúne entusiastas em resfriar CPUs – com alguma ajuda da RotoSub, esta ventoinha por enquanto é apenas um protótipo, mas apareceu na Computex já em funcionamento.

E o que ela faz? Primeiro, ela usa um microfone para captar o zumbido da ventoinha; então um conjunto de alto-falantes emite um som que anula o ruído. O sistema não reduz a velocidade da ventoinha.

Dessa forma simples, este pequeno milagre pode fazer ventoinhas pararem de emitir aquele BZZZZZ irritante, e operarem de forma quase silenciosa – basta apertar um botão.

É uma solução inteligente para um problema muito chato, mas pode apostar que ele terá um preço alto quando chegar ao mercado – ainda não se sabe quando isso vai acontecer, no entanto. Ei, pelo menos é um primeiro passo rumo a ventoinhas silenciosas; é isso ou usar os PCs sem ventoinha que a Intel promete.

Fonte: gizmodo via NoctuaGeek.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Piloto consegue pousar avião partido ao meio em Denver, nos EUA

Um piloto conseguiu uma façanha digna de filmes de ação na última quarta-feira (12). Ainda…