O Steam acaba de te mandar o vigésimo convite para o beta e não dá mais para evitar a tentação Você precisa saber qual é a desse maldito jogo mas, horas depois, só consegue chorar em posição fetal, enquanto tenta entender o que fez de errado e porque há tantas pessoas te xingando em russo. Bem-vindo ao mundo de Dota 2. Vai ser bem difícil de sair dele.

Talvez todos os seus amigos estejam jogando. Talvez você esteja curioso com essa nova modinha dos MOBAS. Talvez você seja um jogador de League of Legends buscando novas experiências (a gente não conta para ninguém, fique tranquilo). Não importa qual sua história, Dota 2 é um jogo complicado e intimidador para qualquer iniciante. Ele vai te bater até você gostar e pedir mais. Mas, persistindo no erro, não demora muito para o MOBA da Valve se tornar uma experiência viciante, recompensante e divertida.

Você quer aprender, certo? Quer se tornar um mestre na arte do gank, um pusher fenomenal, o melhor iniciador que a mid lane já viu? Quer também entender o que todos esses termos bizarros significam? Então nós vamos te ajudar. Esse é o guia do Kotaku Brasil para Dota 2, e nós vamos transformar você em um verdadeiro herói.

O BÁSICO

original (29)

Se League of Legends se inspira em Dota, o mod original para Warcraft III que iniciou a febre MOBA,Dota 2 é uma continuação direta do jogo. Os heróis, itens e mapas são os mesmos, aqui e no original. A visão isométrica e a chuva de cliques também são características passadas de pai Blizzard para filho Valve. Mas, mais importante, ambos os jogos exigem paciência, sangue frio e a capacidade de trabalhar em equipe. Em Dota, a frustração é parte essencial do processo de aprendizado, então tente não desistir logo no primeiro tapa.

Se você já jogou League of Legends (ou leu nosso guia sobre o jogo), conhece o conceito básico deDota 2. Ambos te colocam em times de cinco jogadores cada, cujo objetivo é destruir a base adversária. Cada pessoa controla um herói com habilidades especiais, que podem ser usadas para matar inimigos, escapar de situações adversas, ajudar seus companheiros de batalha ou destruir os recursos do time adversário – sejam esses torres de defesa poderosas ou pequenos “creeps”, monstrinhos fracos que são conjurados esporadicamente para avançar contra as defesas do oponente.

Pode parecer complicado, e é mesmo. Pior do que isso: Dota 2 ainda está, tecnicamente, em beta. O que você vai ler aqui não se baseia na versão final do MOBA, então as coisas ainda podem mudar bastante. O jeito é começar aos poucos, pelos conceitos mais básicos do jogo. Vamos lá?

TUTORIAL E BOTS


Antes de tentar se aventurar em partidas online de verdade, você deve fazer o tutorial básico deDota 2. Para isso, basta clicar no botão Quests na aba Play do menu inicial. Um mapa aparecerá, te oferecendo uma missão com Davion, o Dragon Knight. Ele é um herói básico e simples, e sua quest vai te ensinar boa parte dos conceitos básicos nos quais vamos nos aprofundar aqui neste guia. Jogue-a quantas vezes for necessário para afiar suas habilidades.

Depois de treinar com Davion, você pode achar que está pronto para duelos com pessoas de verdade na internet, mas eu recomendo que você passe um tempo treinando com bots antes. Bots são robozinhos que jogam com e contra você, e não se importam nem um pouco de você fazer besteira ou mandar mal. Eles não te julgam, não reclamam e não te mandam fazer coisas que você ainda não sabe como fazer. Eles não se importam de você pegar um herói incompatível com a estratégia do time e, melhor do que tudo, não vão te xingar em russo.

É um ambiente livre de pressão para você treinar e aperfeiçoar suas habilidades. Para jogar com os robôs, basta clicar no botão Practice with Bots na aba Play do menu inicial. Eles têm 5 padrões de dificuldade, mas eu recomendo que você não jogue abaixo do médio (medium). Os bots mais fáceis são burros demais, e podem fazer você criar vícios nocivos que vão te frustrar bastante quando resolver finalmente tentar jogar online.

OS CONTROLES

389648

A primeira coisa que precisamos aprender é como controlar um herói de maneira eficiente. Ao começar uma partida de Dota 2, você vai notar que o método de controle é muito semelhante ao de um jogo de estratégia em tempo real, em que você clica e usa atalhos do teclado para emitir comandos às suas unidades. A diferença, nesse caso, é que você controla apenas seu herói – e um eventual clone ou monstrinho conjurado por esse herói.

Com o botão direito do mouse você emite comandos de movimento e de ataque. Com o esquerdo, aponta os alvos para suas habilidades especiais ou seleciona unidades secundárias. Pode parecer confuso, mas com algum treino isso se torna bastante intuitivo. Direito anda, direito ataca. Esquerdo usa poderzinho, esquerdo seleciona. Simples assim.

Agora, coloque seus dedos em cima das teclas Q, W, E e R do teclado e não tire eles de lá por nada nesse mundo (nem para esmurrar o monitor). Esses são os atalhos para cada uma de suas habilidades especiais. Q, W e E são seus poderes básicos, nos quais você pode alocar pontos conforme sobe de level com seu herói (a gente chega lá). O R é seu Ultimate, uma habilidade super poderosa na qual você só pode alocar pontos nos níveis 6, 11 e 16.

Com os números 1 a 6 de seu teclado, você pode usar itens que tenham funções ativáveis ou consumíveis. Se você tiver uma poção de vida, por exemplo, na primeira caixinha do seu inventário, e apertar o número 1, poderá selecionar quem vai curar clicando com o botão esquerdo. Se você apertar o botão 1 duas vezes seguidas, vai curar a si próprio. O botão direito cancela a ação de curar, assim como cancelaria o uso de um poder caso você desistisse dele antes de selecionar um alvo.

Apertando F1, você sempre vai selecionar seu herói. Apertando C, você seleciona todas as outras unidades sob seu comando. Apertando o F2, você seleciona o Courier, sua mula de transporte. Nós vamos falar mais desse bichinho em breve.

Esses são apenas alguns dos atalhos de teclado que você pode e deve usar em Dota 2. Durante as batalhas, uma forma fácil de morrer rapidamente é parar para lembrar qual botão você precisa apertar para selecionar seu herói ou usar determinado poder. Então é muito importante que você decore as teclas e treine para minimizar a quantidade de ações com o mouse. É um inferno no começo, mas sua memória muscular dá conta do recado depois de algumas dezenas de horas de treino.

MAPA E OBJETIVOS

mapadota2-kotakubr

Olhe para o canto inferior esquerdo da sua tela, e você verá um mapinha de todo o campo de batalha. Ele é cortado na diagonal por um rio. Paralelo a esse rio, nos cantos do mapa, ficam as bases de cada um dos times. Em baixo, à esquerda, temos o time Radiant. No canto superior direito, o Dire. Ligando essas duas bases temos três estradas, uma no centro e duas cercando cada lateral do mapa.

O objetivo do jogo, como já dissemos, é destruir a base adversária. Mais especificamente, o Ancient dela. O Ancient é a construção que fica exatamente no meio da sua base, protegida por duas torres. Se ela ruir, você perdeu. Destruir a base inimiga, no entanto, não é fácil. Você precisa lidar com uma série de dificuldades como os creeps, as torres e heróis inimigos, que vão estar sempre no seu caminho. A única maneira garantida de vencer é acumular dinheiro para comprar itens poderosos, subir de nível para melhorar suas habilidades e impedir que os oponentes façam o mesmo em menos tempo.

Você começa o jogo dentro de sua fonte, um lugar seguro onde podemos comprar itens e regenerar nossa vida e mana. Com as 600 peças de ouro iniciais, dá para comprar alguns suprimentos inciais (como poções de regeneração) antes de partir para sua “lane”. Geralmente, uma dupla de heróis fica em cada uma das lanes laterais enquanto o herói restante vai se virar na do meio. A vantagem para quem vai no meio é não ter que dividir a experiência arrecadada com outro herói, fazendo você subir de nível mais rapidamente.

Cada uma dessas estradas está protegida por duas torres que soltam bolas de fogo em quem ousar se aproximar. A base inimiga tem uma entrada em cada estrada, e elas também estão protegidas por torres. De 30 em 30 segundos, uma onda de creeps vai surgir na sua base e avançar por cada uma dessas três estradas. Eles irão seguir adiante até encontrarem um herói, outros creeps ou uma torre inimiga, e então partem para o ataque. Um dos objetivos de Dota 2 é reduzir o número de creeps do time adversário, para que os seu próprios monstrinhos possam avançar e destruir as torres inimigas.

Haja o que houver, não avance além do rio antes que a corneta toque, anunciando o inicio da batalha. Espere a primeira onda de creeps passar por você e evite andar na frente deles. Assim, você evita levar dano à toa no incio do jogo.

creespsdota2kotakubr

Preste atenção no mini-mapa. Ali você vê os seus colegas de time, suas torres, seus creeps e também tudo o que está “na visão” desses elementos. Se um inimigo se aproximar de um companheiro seu, você poderá ver isso no mapa. Se um creep inimigo se aproximar de sua torre, também. Pense no mapa como uma maneira de expandir seu campo de visão. Isso se chama Map Awareness, ou “consciência de mapa”, e é um dos conceitos mais importantes de Dota 2. Você precisa SEMPRE estar de olho no mapa para saber o que está acontecendo ao seu redor e evitar cair numa emboscada.

Agora, o importante é ser paciente e cuidadoso. Se estiver em uma das estradas laterais, ajude seu colega de time como puder. Na estrada do meio, segure as pontas. Vá comprando itens, matando creeps adversários e atacando as torres quando possível – mas fique SEMPRE atrás dos creeps.

Quando sentir-se confiante e achar que está pronto, combine com seus colegas a melhor forma de atacar um herói inimigo, sempre lembrando que os adversários vão estar planejando o mesmo contra vocês. Não é preciso partir para o pau o tempo todo: basta estar próximo a uma briga de creeps para ganhar XP. Lembre-se também que morrer ajuda o time inimigo e atrapalha todos os seus colegas – a quantidade de experiência e ouro ganha na morte de um Herói é bem grande, e você sempre tem que esperar um pouco no banco antes de voltar. Seja paciente, seja cuidadoso, e seja covarde, quando for preciso.

GRANA E ITENS

comprasguiadota-kotakubre

Subir de nível ajuda o seu herói, mas o que faz diferença de verdade nas batalhas são os itens vendidos nas lojinhas espalhadas por todo o mapa. Eles custam caro, mas podem salvar sua vida e destruir a alegria dos inimigos. É de extrema importância aprender o que cada um desses itens faz, e quais deles são essenciais para o personagem que você está usando. Não há como explicar um por um, mas a maioria dos guias de personagens de Dota 2 oferece um resumo sobre quais itens você deveria comprar e porquê.

Mas, antes de comprar itens, você precisa ficar rico. Há várias formas de se ganhar dinheiro em Dota 2, e várias formas de perder todas suas economias também. Você ganha ouro em um ritmo constante ao longo do jogo, mas matar heróis, ajudar seus colegas a matar heróis, destruir torres e dar o golpe de misericórdia em um creep adversário oferecem bônus de ouro essenciais para garantir o sucesso do seu time.

Geralmente, o time vencedor em uma partida de Dota é o mais rico. É quase como na vida real. E para você acumular ouro rápido, precisa se familiarizar com o conceito de last hit, ou último golpe. Dar o golpe final em um creep adversário garante um pequeno bônus de ouro para seu herói, então a manha é esperar até o último segundo antes de dar o comando de atacar. Clique nele quando ele estiver com pouca vida, para acertar o golpe de misericórdia.

É difícil se acostumar com esse ritmo, já que cada herói tem um timing de last hit muito único. Com alguns, como Spirit Breaker, Sniper e Medusa, é bem fácil fazer isso. Com outros, como Treant Protector, Broodmother e Tiny, é uma dor de cabeça constante. Ah, e se você estiver em uma das estradas laterais, evite ser ganancioso. Divida os last hits com seu colega de lane. Ele pode precisar mais do que você.

Para comprar itens você pode acessar a lojinha que fica dentro de sua fonte, e isso pode ser feito de qualquer lugar do mapa. Clique em Shop, no canto inferior direito da tela, escolha o item que você quiser e clique com o botão direito nele. Suas compras vão automaticamente para um baú, e você pode transportá-las para você através do seu Courier. Aquela mulinha de mochila que fica na sua base. caso alguém do seu time tenha comprado uma.

O funcionamento do Courier é simples: você clica no botão com uma mochila, uma seta e um bonequinho palito, no canto inferior direito da sua tela. Isso fará o Courier pegar os itens no seu baú e levá-los até você. Mas atenção: os oponentes podem matar sua mula se você não tomar cuidado.

Ao contrário de League of LegendsDota 2 não oferece uma maneira simples de jogador voltar à base com um teletransporte. Então, aprender a usar o Courier é essencial para não perder tempo indo e voltando até sua fonte. Tempo perdido, lembre-se sempre, é dinheiro e experiência jogados no lixo.

Mas nem todos os itens podem ser comprados na loja da sua base. Alguns equipamentos mais poderosos, como o Ring of Health e a Demon Edge, só podem ser encontrados nos Secret Shops, lojinhas escondidas no meio do mato entre as estradas. Existe uma do lado Dire do mapa e uma do lado Radiant. Os itens que só podem ser comprados lá são identificados por um S em vermelho, no canto inferior esquerdo de seu ícone.

HERÓIS E SEUS PAPÉIS NO TIME

dota2heroispapeis - kotakubr

Dota 2 tem mais de 100 heróis, e seria impossível descrever cada um deles com detalhes. Mas todos todos caem em certas categorias de função no time, e essas nós podemos listar:

Carry – O Carry é um herói que começa fraco e depende de experiência e equipamentos para fazer alguma diferença no jogo. Se for protegido pelos seus colegas e conseguir a XP e os itens necessários, um Carry pode até mesmo virar a partida. Muitos heróis podem ou não assumir a função de Carry no jogo, mas podem também seguir builds alternativas caso a missão de carregar o time esteja nas mãos de outro herói. Esses são os semi-carrys. Caso o herói não tenha nenhuma outra função além de carrear, ele é chamado de Carry ou Hard Carry, dependendo do seu nível de dependência de itens e equipamentos.
Exemplos de Carry: Sniper, Dragon Knight e Outworld Devourer.

Jungler – um herói que se dá bem na “selva”, espaço entre as estradas cheio de creeps neutros. Um jungler treina e ganha dinheiro matando esses neutros, para depois avançar nos heróis inimigos.
Exemplos de Jungler: Lycantrope, Lone Druid e Enigma.

Ganker – Um herói que consegue isolar e eliminar heróis inimigos em emboscadas e ataques surpresas. Ganks são um elemento-chave de qualquer jogo de Dota 2, então ter um ganker sempre oferece uma vantagem estratégica ao time.
Exemplos de Ganker: Bloodseeker, Pudge e Demon Witch.

Nuker – Herói capas de causar muito dano com suas habilidades, seja em área ou individualmente. Nukers geralmente são muito úteis em batalhas que envolvem o time todo.
Exemplos de Nuker: Tiny, Nyx Assassin e Leshrac.

Pusher – Um herói que consegue derrubar torres e empurrar lanes de maneira rápida e eficiente é um pusher. Alguns pushers também são capazes de virar um jogo perdido se forem espertos. Afinal, o objetivo principal é derrubar torres e destruir a base inimiga.
Exemplos de Pusher: Brewmaster, Juggernaut e Keeper of the Light.

Initiator – O iniciador faz exatamente o que o seu nome diz: ele inicia o combate, geralmente com alguma habilidade que causa muito dano ou atrapalha a estratégia do outro time. Assim como o Nuker, o Initiator ajuda muito em batalhas contra times inteiros.
Exemplos de Initiator : Sand King, Faceless Void e Jakiro.

Disabler – O Disabler é um herói com poderes que atordoam, imobilizam ou desabilitam heróis adversários. Um time inteiro pode ser salvo por um Disabler eficiente.
Exemplos de Disabler: Earthshaker, Meepo e Shadow Shaman.

Escape – São heróis com alta mobilidade ou habilidades que facilitam na hora de correr como se não houvesse amanhã. Você não precisa ter vergonha de fugir caso a batalha já esteja perdida – isso só evita que os oponentes ganhem ainda mais dinheiro e experiência.
Exemplos de Escape: Timbersaw, Anti-Mage e Windrunner.

Durable – Os tanques. Eles ficam na linha de frente, aguentando as porradas, e geralmente usam itens para aumentar sua resistência à magia, vida e armadura. Uma das coisas mais irritantes de qualquer partida de Dota 2 é não conseguir matar um maldito inimigo porque ele simplesmente tem mais vida do que você conseguiria reduzir.
Exemplos de Escape: Undying, Ursa e Necrolyte.

Support – Os suportes estão lá para ajudar seus companheiros, seja como for. Na maioria dos casos, Supports têm alguma outra função no time, mas focam em proteger seus colegas e salvá-los de enrascadas. Um bom suporte está sempre mais preocupado com o time como um todo.
Exemplos de Support: Omniknight, Venomancer e Lich.

Lane Support – Heróis capazes de curar, proteger e fortalecer creeps ou proteger torres de maneira eficiente são considerados Lane Supports. Eles não necessariamente puxam as lanes, mas evitam que os inimigos consigam fazer isso de maneira eficiente.
Exemplos de Lane Support: Treant Protector, Vengeful Spirit e Dazzle.

GLOSSÁRIO

lindadora2-kotakubr

Assim como qualquer outro multiplayer amplamente jogado, Dota 2 formou uma cultura cheia de maneirismos e gírias. E para manter uma boa comunicação com seu time, é bom ficar ligado no que cada uma dessas expressões significam:

Bot, Lower – O nome dado à estrada, ou lane, do canto direito do mapa
Up, Upper, Top – O nome dado à estrada, ou lane, do canto esquerdo do mapa.
Mid – O nome dado à estrada, ou lane, central do mapa.
Missing, Miss, Faltando – Um dos heróis inimigos saiu da lane em que estava, e sumiu do campo do seu campo de visão e dos seus colegas. Geralmente usado em frases como “top missing” ou “miss mid”, denotando de qual lane o inimigo saiu.
Puxar, push – O ato de avançar com seus creeps e colegas em uma das lanes com o intuito de derrubar torres. Geralmente dado como um comando no estilo “push top” ou “Puxa a mid”.
Galinha – Outro nome para o Courier
Gank – Uma emboscada. Um ataque surpresa do time adversário. Fique de olho no mapa para evitar ser gankado.
Last Hit. Last Hittar – Dar o último golpe em um creep ou torre para ganhar um bônus de ouro e experiência.
Deny, Negar – Dar o último golpe em um creep ou torre do seu próprio time, a fim de negar ao time adversário os bônus de ouro e experiência. Para atacar unidades do seu time, aperte a tecla A e clique nela.
Harass – Atacar um oponente sem a intenção de matá-lo, mas de removê-lo da Lane para previnir que ele ganhe ouro em experiência. O Harass geralmente acontece nas fase inicial do jogo.
Farm – A grana que você ganha dando last hit em creeps, destruindo torres e matando heróis é seu farm. Um herói farmado é aquele que conseguiu muito dinheiro.
Feedar – Morrer para um herói inimigo, dando grana e experiência para o time adversário.
Jungle – nome dado às regiões do mapa que ficam entre as estradas, repletas de creeps neutros.
Roshan – Nome do creep neutro mais poderoso do jogo. Ele se encontra próximo ao rio, no lado Dire do mapa.

FIM DO MÓDULO BÁSICO

roshan-dota2-kotakur

Falamos demais e não cavamos sequer um palmo dessa cova funda que é Dota 2. Este é apenas um resumo muito simplificado do que você precisa saber, no mínimo, para sobreviver a uma partida sem querer arremessar seu teclado na parede… ou pelo menos sem querer arremessar seu computador inteiro pela janela.

Se você achar que está pronto, pode parar por aqui e partir para a aventura. O que não ensinamos aqui, você pode aprender apanhando, na raça, ou com a ajuda de alguns amigos. Sinta-se livre, também, para pedir minha ajuda lá no Steam. É “ovmarcus” por lá, e estou a disposição para ajudar como puder.

Agora, se você quer saber mais, fique ligado. Em breve vamos lançar o módulo avançado do guia. Nele, vamos discutir alguns heróis recomendados para iniciantes, aprender como montar um time eficiente e dinâmico que encara qualquer situação, e falar sobre conceitos mais complexos como Roshan, ganking, jungling e warding.

Fonte:  kotaku

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

EA Desktop é o novo aplicativo para PC e abandonará nome “Origin”

Renomeado EA Desktop App, plataforma abre inscrições para beta A Electronic Arts …