E aí? Treinou bastante com seu herói favorito neste último final de semana? Já está matando mais do que morrendo? Espero que sim, pois está na hora de continuarmos e concluirmos o seu treinamento em Dota 2.

Na primeira parte do nosso guia você aprendeu o básico do básico para conseguir jogar o MOBA da Valve. Nessa segunda parte, vamos nos familiarizar com conceitos mais complexos, mas que também são essenciais para quem deseja dominar o jogo.

Não se desespere se você não pegar as manhas todas de uma vez. Dota 2 tem uma curva de aprendizado longa que exige bastante paciência e treino. O que vamos fazer aqui é apenas tentar facilitar um pouco esse processo.

COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE

guiadota2-kotakubr2

Dota 2 é um jogo de times. Você não está sozinho, mesmo estando sozinho. E como todo jogo de time, qualquer possibilidade de vitória está intimamente relacionada à comunicação e ao esforço conjunto e coordenado de todos os membros da equipe.

O ideal é que você aprenda Dota 2 em um ambiente controlado, com outros amigos com os quais você se sinta confortável para jogar. Com eles, você deve treinar coordenação e comunicação. Avisar quando um inimigo sumir da Lane, por exemplo, é tão essencial que o jogo faz automaticamente para você.

Mas combine qual Lane empurrar. Combine ganks. Avise para seus colegas sobre inimigos isolados. Avise quando desconfiar de armadilhas. Não brigue por pequenices e peça desculpas quando der mancada. Sem comunicação constante, vocês vão acabar fazendo burradas desse nível:

Jogando online, é claro, as coisas são mais complicadas. Você vai encontrar gente que não manda muito bem, gente que não fala sua língua, e gente simplesmente desinteressada em ajudar. Não deixe isso destruir a diversão de toda a equipe. Continue fazendo sua parte e mantendo uma boa comunicação com seus colegas. Se um deles for noob, lembre-se de que você também foi um dia, e ajude-o como puder. É legal ser legal, mesmo online.

Uma dica final para você se comunicar melhor: segurando ALT e clicando no cenário com o botão esquerdo do mouse, você manda um sinal de alerta para seus colegas. Use isso para sinalizar qual lane empurrar e qual lane defender, clicando nas torres inimigas ou nas suas. Clique em inimigos para indicar que você vai atacar e na sua base para indicar que vai fugir.

Comunicação entre o time pode não parecer um conceito tão avançado assim, mas é muitas vezes o que determina se você vai vencer ou perder um jogo.

MAP AWARENESS E WARDS

guiadota2-kotakubr1

Você vai descobrir rapidamente que, em Dota 2, quem domina o mapa domina o jogo. O mapa é seu aliado mais útil ou seu inimigo mais mortal, dependendo de como você usá-lo. Então vamos garantir que ele caia na primeira categoria sempre que possível.

O conceito de Map Awareness, ou “consciência de mapa”, é um dos mais importantes para se jogar qualquer MOBA. Significa, basicamente, estar sempre consciente do que está acontecendo em toda a arena, sem perder a atenção em onde você está e como pode ajudar seu time. É dificílimo fazer isso quando você está começando a jogar, mas Dota 2 exige um olho no seu herói e um olho naquele mapinha no canto inferior esquerdo da tela.

O primeiro passo é saber quando você está sendo visto pelos inimigos e quando não está. Basicamente, se você está perto de uma torre ou sendo perseguido por creeps ou heróis adversários, você está visível no mini-mapa do time oponente. Em terreno elevado, você ganha mais visão dos seus arredores e, em terreno baixo, tem menos – além de ser mais facilmente visível. Se eles podem te ver, também podem te atacar. Fique sempre atento para se revelar o mínimo possível.

O segundo passo é usar tudo isso que expliquei acima ao seu favor. Você também pode ficar de olho no mapa para identificar os movimentos dos oponentes e preparar emboscadas ou antever um push em alguma das lanes. Avise seu time do que você viu e use essas informações para estar sempre um passo à frente.

Mas só isso não é o bastante para que você e seus amigos tenham controle do mapa. Para garantir isso, você precisa saber o que são e como usar as Wards.

Wards são itens que você compra na loja da sua base e que servem como espiões fixos, invisíveis e temporários para uma área do mapa. Você as coloca em lugares estratégicos e elas vão revelando a movimentação dos inimigos e te dando uma baita vantagem na batalha.

Há dois tipos de Wards. A Observer dura 6 minutos e tem um campo de visão grande. A Sentry, por sua vez, dura apenas 3 minutos e tem um campo de visão pequeno, mas consegue enxergar inimigos invisíveis – o que pode fazer toda a diferença.

Wards não custam caro, e é trabalho do suporte do time comprá-las e colocá-las logo no começo do jogo, antes de a partida começar. No início, os pontos iniciais que devem receber Wars são as duas pedras com desenhos de olho às margens do rio. Com o tempo, você vai aprender outros pontos interessantes para wardar, como a jungle do time adversário e o Secret Shop, por exemplo.

E lembre-se sempre: se seu time tem Wards, o outro também deve ter. Evite andar por lugares onde você suspeita haver um desses espiões inimigos. Às vezes é melhor fazer um caminho mais longo no mapa do que arriscar um gank.

VERSATILIDADE E EQUILÍBRIO

guiadota2-kotakubr3

Um time composto de 5 Carrys provavelmente não vai durar muito tempo contra uma equipe mais equilibrada. Um outro, com 5 Supports, provavelmente não vai conseguir segurar um Carry adversário no fim do jogo. Dota 2 exige times equilibrados e versáteis, capazes de se adaptarem à qualquer situação.

Nos campeonatos de Dota 2, o pick – ato de escolher os heróis do seu time – costuma demorar tanto quanto a própria partida, e isso é totalmente compreensível, porque cada herói tem alguns adversários que não consegue encarar. O Lifestealer é o terror dos Tanks, o Silencer acaba com a festa dos Nukers e um bom Night Stalker vai causar pânico mesmo no mais pesado dos Carrys.

O que eu quero dizer aqui é que você precisa aprender a equilibrar seu time, e para isso você precisa a aprender a jogar com vários heróis. Escolher favoritos é uma coisa, mas treinar apenas com eles e se recusar a jogar com qualquer outro, outra. Aprenda a ceder na hora de escolher seu time e entenda que um Lane Support é tão importante quanto um Carry, mesmo que mate muito, muito menos.

Uma boa maneira de treinar com vários heróis é simplesmente randomizar sua escolha na tela de seleção de personagem e tentar a sorte. Faça isso jogando contra bots, é claro, para não irritar a galera do online. Você pode se surpreender e descobrir estilos de jogo que nunca imaginava existirem dessa maneira. É divertido, confie em mim.

MOBILIDADE

guiadota2-kotakubr5

Ganks coordenados são, na maioria das vezes, a melhor forma de se matar um oponente. E ganks coordenados levam à torres caindo, o que reduz o controle de mapa dos adversários e facilita a vida de todo o seu time.

Mas, para fazer um bom gank, você precisa saber se aproveitar do espaço do mapa e aprender a se locomover por ele com eficiência. Me responda: qual é o caminho mais curto entre a Lane inferior e a Lane superior? A resposta correta é “usar um Town Portal para se teleportar até lá”. Se você respondeu “pelo rio”, vai ter que começar a repensar seus conceitos.

Eu já disse que carregar um TP, aquele pergaminho que te teleporta para base ou para qualquer uma de suas torres, é fundamental. Com ele, você pode estar em vários lugares ao mesmo tempo e nunca perde a ação. Se você está na bot mas quer gankar a top, andar todo o caminho vai te deixar vulnerável, atrasar seu farm e, provavelmente, quando chegar lá, já vai ter deixado seu time na mão.

SOBREVIVÊNCIA

guiadota2-kotakubr4

Repita comigo: Não morrer é mais importante do que matar. Mais uma vez, vai. NÃO MORRER É MAIS IMPORTANTE DO QUE MATAR.

Repita isso na sua mente quantas vezes for necessário. Transforme isso no seu lema, no seu bordão. Este é o conceito mais difícil e incômodo de se engolir em qualquer MOBA. Não vale a pena arriscar sua vida, seu farm e dezenas de segundos de inatividade por 200 de ouro. Isso você consegue em 4 ou 5 last hits. Isso você consegue destruindo uma torre.

Um time que não morre se dá muito melhor do que um time que foca todas as suas forças em matar inimigos, até porque matar não é o objetivo do jogo. Você está na batalha para derrubar torres e destruir uma base, não para ser o primeiro no placar. E, francamente, você só vai ser o primeiro no placar se lembrar qual é a sua missão.

Aprenda a fugir. Aprenda a não arriscar seu pescoço. Aprenda a deixar seus inimigos sempre aflitos. Aprenda a se aproveitar do erro dos outros. Dota 2 é também um jogo de oportunismo e manipulação. Se você some da sua lane, os inimigos vão ficar preocupados. Se você aparece, poucos segundos depois, na lane contrária para ajudar sua equipe a derrubar uma torre, eles vão começar a te tratar como uma verdadeira ameaça.

Mas se você começar o jogo morrendo, vai se tornar o alvo preferido do time adversário. E você não quer a dor e frustração de ser perseguido pelo resto do jogo porque seus oponentes não te levam à sério.

ROSHAN

480521544

À direita da Lane do meio, na margem Dire do rio, há uma alcova escura. Nela reside Roshan, o mais poderoso dos creeps neutros do jogo. Roshan é, além de uma grande oportunidade de farm para todo o seu time, um recurso estratégico nas partidas de Dota 2 que não deve ser ignorado.

Esse monstrão, atém de dar dinheiro e experiência para todos que participarem da matança, também derruba um item extremamente valioso: o Aegis of the Immortal. Ele permite que você reviva no meio da batalha, com HP e mana completos. Isso pode facilmente virar a mesa em uma briga de times, já que é praticamente como ter um herói a mais para batalhar. Deixe que o Carry, o jogador que dá mais dano nos inimigos, pegue o Aegis. Ele vai fazer o melhor uso do item.

Para conseguir o Aegis, no entanto, você vai precisar sobreviver à uma batalha difícil. Roshan é poderoso o bastante para matar todo o seu time, caso você não esteja preparado para encará-lo, então tenha paciência e acumule bastante farm antes de tentar a sorte. Alguns heróis, como Ursa e Troll Warlord, conseguem dar conta do Roshan sozinhos usando a combinação correta de equipamentos (Skull Basher, Crystalys, Vladmir’s Offering e Hyperstone são alguns deles). Outros, vão precisar da ajuda de alguns companheiros.

Lembre-se também que, enquanto estiver lutando com o Roshan, você está vulnerável à ataques inimigos e suas torres estão desprotegidas. Tente sempre matar o monstro logo depois de eliminar alguns heróis inimigos, para evitar surpresas desagradáveis.

E AGORA?


Antes de mais nada, certifique-se que você não está jogando como o cidadão no vídeo acima. Se não estiver, você passou na prova.

Agora já pode pegar seu diploma, atirar seu capelo para cima e partir para o abraço. Você tem toda a teoria necessária para jogar Dota 2, e agora só precisa treinar muito para aplicá-la de maneira eficiente. Treine, treine muito, porque não há outra alternativa para quem quiser mandar bem. Como sempre, você pode dar um grito para mim lá no Steam (ovmarcus por lá) e eu ajudo como puder.

Quem sabe não voltamos qualquer dia deses com guias específicos para alguns heróis do jogo?

Fonte: kotaku

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Confira quanto tempo durará seu armazenamento no Google Fotos

Mudança na política de backups ilimitados abriu contagem regressiva para o espaço de armaz…