supercomputador-tianhe-2Pesquisadores chinês declararam que o supercomputador Tianhe-2, que ainda está em fase de testes, atingiu uma velocidade de 30,6 petaflops.

O desempenho impressiona por dois motivos. Primeiro porque coloca o equipamento chinês na liderança e vanguarda da supercomputação.

O segundo motivo é porque o Tianhe-2 tem quase o dobro da velocidade do Titan, o supercomputador americano que detém o título de mais rápido do mundo pelo engenheiros e pesquisadores do Top 500.

Se a velocidade for confirmada, a China será a líder da supercomputação mundial na próxima lista do Top 500. Um feito e tanto para o país, já que a comunidade cientifica chinesa começou o desenvolvimento de supercomputadores há poucos anos.

Teste – O Tianhe-2 está sendo testado e montado na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China. Quando estiver pronto, provavelmente no final deste ano, o equipamento seguirá para o Centro Nacional de Supercomputação, em Guangzhou.

A máquina será usada em pesquisas acadêmicas e pelas Forças Armadas do país. Quando estiver pronta, a China prevê que ela consiga alcançar a velocidade de 100 petaflops por segundo. Mas não vai parar por aí.

O Tianhe-2 poderá ficar ainda mais rápido. Os engenheiros chineses o projetaram para receber upgrades. A expectativa é que em 2018, ele alcance

1000 petaflops de velocidade.

Uma curiosidade: a China desenvolve uma tecnologia própria para o Tianhe-2, ou seja, com processadores, memórias e até um sistema de refrigeração desenhados e feitos em suas universidade e indústrias.

Fonte: info.abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…