AMD-xbox

A Sony já revelou as especificações do Playstation 4 que utiliza uma versão modificada da APU AMD Jaguar com oito núcleos e GPU integrada com tecnologia de última geração Core Graphics Next, rumores indicam que a Microsoft também deve continuar utilizando os hardwares da AMD no próximo Xbox que deve possuir especificações bem próximas as do console da Sony. Atualmente os programadores se beneficiam do alto clock dos consoles para centralizar os processos em apenas um núcleo, o que quando transportado para o PC significa que processadores com melhor desempenho single core se saem melhor na tarefa, mas na próxima geração, os consoles possuem mais núcleos e clock baixo, o que deve mudar o conceito.

 

Um dos programadores consultados foi Linus Blomberg do Avalanche Studios de Just Cause 2, eles explicou melhor a escolha. “Eu optaria pelo FX-8350, ele vai claramente ser muito mais poderoso (que o PS4) em poder de processamento bruto considerando a maior velocidade e clock, mas em termos de arquitetura pode ser um benefício ter o mesmo número de núcleos para que um enquadramento de FPS idêntico possa ser garantido.”

dualshock4

Um bom exemplo nos jogos atuais do que deve ocorrer no futuro é Crysis 3 onde em comparativos o FX 8350 perde apenas para o processador mais caro da Intel, o i7 3960X que custa cinco vezes mais caro que a opção da AMD. O jogo foi desenvolvido e pensado para tirar proveito das últimas tecnologias, o que tira proveito dos oito núcleos do FX 8350 trabalhando a um alto clock. O ponto positivo para os PC gamers é que caso a mudança no cenário se confirme, os preços do mercado devem mudar bastante.

 

Tudo indica que a nova geração de consoles vai possuir características muito similares entre si, ambos também compartilham a mesma instrução X86 dos PCs, o que seguramente vai resultar em jogos mais otimizados e deixar no passado os malditos “ports” bugados e absurdamente “pesados”. Mas nem só de processador “vive” um PC, então o conjunto todo fará diferença e mesmo que as especificações deixem Playstation 4 ou o próximo Xbox para trás, é preciso lembrar que os consoles são plataformas dedicadas e levam vantagem no desempenho sendo necessário um PC de alto desempenho para bater um console equipado com uma APU, portanto a escolha da placa de vídeo também será muito importante, mas isso vamos abordar mais a fundo futuramente.

Qual será sua escolha para acompanhar PlayStation 4 e o novo Xbox?

Fonte: Lock Gamer via Eurogamer e PC Games Hardware

Um comentário

  1. Fernando César Felice

    30 de abril de 2013 em 12:57

    mesmo que as especificações deixem Playstation 4 ou o próximo Xbox para trás, é preciso lembrar que os consoles são plataformas dedicadas e levam vantagem no desempenho sendo necessário um PC de alto desempenho para bater um console equipado com uma APU

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

TV 8K da Sony ‘ideal para PS5’ chega ao Brasil com 75″ e preço de carro

Modelo já está disponível para comprar no site oficial da marca A Sony começa a vender a n…