melhores antivírus pagos
Eles realmente não são todos iguais. E nessa edição do Laboratório Digital, algumas marcas menos conhecidas aqui no Brasil acabaram ocupando nossa bancada. O critério que usamos foi o de consultar os principais institutos internacionais de avaliação de antivírus e selecionar os softwares melhor avaliados por eles. Aí, chegamos ao seguinte time: BitDefender, Kaspersky, Norton, F-Secure e G-Data. Fomos aos sites de cada um deles e baixamos as versões trial Vamos aos testes!
Desempenho
Nós entendemos desempenho como a junção entre velocidade de escaneamento e comprometimento das outras funções do micro. Ou seja: o antivírus é rápido para varrer o disco? Ao fazer isso, ele faz o computador ficar mais lento? Aqui, quem se deu bem foi o F-Secure. Em segundo lugar, temos o BitDefender, praticamente empatado com o Kaspersky. O Norton ficou na quarta posição, com o G Data por último.

Interface

Fizemos esses testes pensando no usuário doméstico – não nos profissionais que têm que implantar soluções de segurança em empresas, por exemplo. Até usamos voluntários para nos ajudar a avaliar os produtos nesse quesito. Quase todos os antivírus têm um padrão de navegação semelhante. Mas, há diferenças. O BitDefender foi quem se mostrou melhor organizado e mais fácil de usar. Logo em seguida, vem o Kaspersky. O Norton apareceu bem nesse quesito, com uma interface bastante funcional. A F-Secure veio em quarto. A interface é bonita, mas confundiu nossos voluntários. Por último, ficou o G Data – que tem uma interface mais antiga, meio ultrapassada.
Recursos adicionais

Eles são adicionais, mas fazem toda a diferença. São recursos como antispyware, anti-rootkit, integração com redes sociais, como o Facebook e modo Game, por exemplo. Aqui, quem se deu bem novamente foi o BitDefender, graças à sua opção Piloto Automático, que facilita e muito a vida do usuário. Também chamam a atenção as integrações com o Facebook e o Twitter. O Kaspersky vem logo em seguida, praticamente empatado, com vários recursos adicionais bacanas, como o modo game, por exemplo. Em terceiro lugar aparece o Norton, com ferramentas interessantes, como o escâner de mensagens instantâneas, por exemplo. Em quarto lugar vem o F-Secure e, por último, o G Data.

 

Facilidade de instalação

Pode ter certeza, esse é um dos itens cruciais. Dependendo do software, percorrer as etapas de registro do produto pode ser uma tortura. Aqui, quem ganhou foi o Kaspersky. O download é super simples, o processo de instalação é super rápido, e a configuração inicial é mais do que prática. Em seguida, vem o BitDefender – que também oferece facilidades semelhantes. Na terceira posição, o Norton. Na lanterna, ficaram o G Data que, apesar de ter site no Brasil, apresenta todos o conteúdo em inglês. O F-Secure também tem o mesmo problema: site em inglês e processo de compra bem complicado.
Eficácia
É claro que esse é o primeiro item que todo mundo quer saber. Por isso, deixamos para o final: qual antivírus é o mais eficaz na hora de detectar e de eliminar vírus e outras pragas virtuais que nos atormentam todos os dias? Antes de dizer quem se bem aqui, é importante dizer como fizemos o teste. Infectamos nosso computador de testes com uma coleção de milhares de malwares. Em seguida, testamos cada um dos antivírus separadamente, para avaliar qual detectou mais pragas e também qual removeu mais. O resultado: em primeiro lugar veio o BitDefender. Logo em seguida, aparece o Kaspersky. Em terceiro lugar, o F-Secure. Em quarto, o Norton e, por último o G Data. É bom frisar que todas as soluções tiveram bom desempenho aqui. A diferença entre eles foi pequena. Ou seja, todos se deram bem na hora de identifica e de eliminar as pragas virtuais.

melhores-antivirus

Conclusão
Não restaram muitas dúvidas na conclusão desse Laboratório Digital. Como você notou, o BitDefender levou a melhor em praticamente todos os quesitos. Portanto, o BitDefender Antivirus Plus 2013 é a escolha do Olhar Digital como melhor antivírus pago 2013. Logo em seguida, vem o Kasperksy Antivírus 2013. O Norton melhorou bastante seu desempenho em relação ao teste do ano passado, e ficou com o terceiro lugar. Na penúltima posição,temos o F-Secure, com o G Data segurando a lanterna.

Fonte: olhardigital

Um comentário

  1. Andre Augusto

    21 de março de 2014 em 19:43

    Eu não sou muito a favor de pagar sendo que existe antivírus bons gratuitos. Eu estou usando um chamado BAV que estou gostando bastante, de verdade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Os 10 filmes mais pirateados da semana

Saiba quais foram os filmes mais buscados por usuários em sites de torrent Semanalmente, o…