Um asteroide recém-descoberto passará perto da Terra neste sábado (9). As agências espaciais garantem que não existe possibilidade da rocha espacial do tamanho de um campo de futebol atingir o planeta.

O asteroide é chamado de 2013ET. A rocha espacial tem 80 metros de largura e vai se aproximar da Terra no final da tarde de sábado, a uma distância de 975 mil quilômetros. Quando isso acontecer, o objeto estará em uma distância equivalente a 2,5 vezes a distância entre a Terra e Lua.asteroide-2013

Os cientistas estão tranquilos porque, em fevereiro, um asteroide de 45 metros passou ainda mais perto da Terra. A rocha espacial cruzou a uma distância de 28 mil quilômetros do nosso planeta.

Um fato que chama atenção é que o 2013ET foi descoberto há apenas uma semana. Os astrônomos acreditam que o número de asteroides com órbita próxima ao nosso planeta atinge 1 milhão, mas somente 9.700 foram descobertos até agora. Além disso, a partir de agora que o asteroide já foi detectado, sua rota será monitorada pelos astrônomos.

Segundo a Nasa, o asteroide poderá ser visto no Hemisfério Norte na noite desta sexta-feira (8), com auxílio de telescópios. A partir de sábado, a visão ficará dificultada porque ele deve cruzar a Terra durante o dia.  O Virtual Telescope Project, liderado pelo astrofísico Gianluca Masi, transmitirá ao vivo a passagem da rocha espacial nesse sábado pela página Astro Web TV.

Fonte: http://info.abril