iPhone-5-lte-565x423

Desde que o iPhone 5 foi lançado, uma dúvida ficou no ar… Será que vai funcionar no 4G LTE brasileiro? A dúvida existe porque o LTE do iPhone 5 opera na freqüência de 700MHz, e a freqüência do LTE brasileiro é de 2,5 e 2,69 GHz. Muito bem, hoje as dúvidas acabaram… O Governo Brasileiro está começou a acelerando o processo de licitação da banda LTE 17, que opera na frequência de 700 MHz (padrão utilizado nos Estados Unidos compatível com o iPhone 5, iPads Mini e iPads de terceira e quarta geração). Uma vez que o Brasil adotar essa frequência como definitiva para o 4G LTE, tudo estará resolvido. Mas nem tudo é tão simples assim…

4G LTE

 

Freqüência de TV:

 

A solução, no entanto, ainda encontra alguns problemas que a impedem se ser realizada imediatamente, uma vez que atualmente a frequência de 700MHz é utilizada pelo setor de radiodifusão (TV e rádio).

 

Para resolver o problema, o governo terá de antecipar a mudança de freqüência dos canais de televisão que operam na faixa de 700 MHz (os de 51 a 69 UHF). Para compensar o prejuízo das empresas de radiodifusão, o governo estuda uma medida que obrigaria os vencedores do leilão da freqüência a assumir o custo de digitalização dos canais de TV remanejados.

 

Vantagens da freqüência mais baixa:

 

A idéia de adotar a freqüência de 700MHz, é auxiliar na velocidade de expansão da cobertura do sinal 4G no país — isso porque, com uma frequência menor, o alcance das ondas aumenta. Desse modo, as ondas de 700 MHz conseguem penetrar melhor em ambientes fechados, além de fazer com que as operadoras de telefonia celular precisem instalar cerca de quatro vezes menos antenas retransmissoras.

 

Em resumo, se a freqüência de 2,5 e 2,69 GHz, anunciada anteriormente, for utilizada para o 4G LTE no Brasil, o custo e tempo de implementação serão bem maiores. Neste caso, a adoção ds freqüência de 700MHz é muito mais inteligente, pois barateia e agiliza a implementação.

 

Fonte: Folha de São Paulo / Tecmundo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…