food-hitler

Por mais de dois anos, Margot Woelk arriscou sua vida para salvar Adolf Hitler. Ela era provadora oficial de comida para evitar que o Führer fosse envenenado na Wolfsschanze (Toca do Lobo), o bunker no qual o líder nazista se protegeu durante 800 dias na durante a Segunda Guerra Mundial.

Margot contou ter sido selecionada pela SS (a tropa de elite nazista) em 1942 após ter se retirado de Berlim em consequência de um terrível bombardeio e se abrigado em Gross Partsch, em uma região hoje pertencente à Polônia.

A alemã foi uma das 15 mulheres obrigadas a provar as refeições servidas a Hitler antes que ele as comesse na base de Rastenburg.

“Não tínhamos escolha. É claro que eu tinha medo. Se a comida tivesse veneno eu não estaria aqui hoje. Éramos forçadas a comer, não tínhamos saída”, contou Margot, aos 95 anos, em entrevista ao jornal “The Times”.

“Entre 11h e meio-dia, tínhamos que provar a comida. Só depois que todas as 15 experimentassem a refeição, ela era levada para o quartel-general da SS”, relatou.

A provadora contou que Hitler exigia comida bem fresca e gostava de comer aspargos com pimenta e ervilha, servidos com arroz e salada.

“Tudo era posto em um prato e servido a ele”, disse a alemã.

hitler-eating

 

Margot desempenhou a função até a tentativa de assassinato de Hitler feita pelo oficial Claus von Stauffenberg, em julho de 1944 – episódio levado ao cinema no filme “Operação Valquíria”, estrelado por Tom Cruise, em 2008.

Após o fracassado plano para liquidar Hitler, a provadora foi confinada em um escola sob controle da SS. Em novembro, quando Hitler abandonou a Wolfsschanze (Toca do Lobo) (foto abaixo), um outro oficial ajudou Margot a fugir em um trem.Wolfsschanze (1)

toca-do-lobo

Wolfsschanze (2) Wolfsschanze (3)

 

Fonte: http://oglobo.globo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

TV 8K da Sony ‘ideal para PS5’ chega ao Brasil com 75″ e preço de carro

Modelo já está disponível para comprar no site oficial da marca A Sony começa a vender a n…