Alguns dizem que ele é o melhor Smartphone do mundo, mas seria isso verdade?

Olha só, um review do mais novo iPhone! Quanto tempo já se passou desde o primeiro? É engraçado você pensar que alguns anos atras o iPhone nem se quer existia, e hoje, ele é um símbolo da cultura pop. Quem diria que o sonho de Steve Jobs e de seus designers e engenheiros se tornaria um ícone? Um aparelho que pode fazer milhares de pessoas dormirem em frente as lojas dias antes de seu lançamento.

Thinner. Lighter. Faster. Simpler.“, esse é a frase que a Apple utiliza para descrever seu novo aparelho. O iPhone 5 promete um grande avanço, um novo marco tanto para a Apple quanto para os smartphones do mercado. O aparelho chega com capacidade para aguentar a turbulenta rede LTE — ainda com muitas dúvidas se a mesma funcionará em nossa futura rede 4G —, uma melhorada câmera, tela maior com uma resolução (também) maior e claro, um design maravilhoso.

Mas será que o iPhone 5 é tudo isso mesmo ou ele só carrega a fama dos outros iPhones?


Veja o vídeo


Design

Review: iPhone 5. Mais fino, mais leve, mais poderoso

Você pode até achar que ver o iPhone 5 em um site ou em um vídeo, até mesmo em uma vitrine já é grande coisa. Acredite em mim, você não viu ele até que você pegue ele na mão. Enquanto as versões anteriores dos iPhone tinham aspectos básicos de design relacionados aos outros smartphones do mercado, o iPhone 5 com seus novos componentes, novos materiais, tamanho e peso fazem do aparelho um novo iPhone — nada visto anteriormente.

Review: iPhone 5. Mais fino, mais leve, mais poderoso

Você ainda não viu o novo iPhone 5 se não pegá-lo com as mãos…

O iPhone 5 segue a mesma ideia de design do iPhone 4/4S, só que com novas curvas. Podemos considerar uma evolução do design do iPhone 4. O iPhone 5 ganhou bordas arredondadas com acabamento em vidro e metal. Na traseira é onde o iPhone 5 se diferencia mais dos antecessores, o modelo ganhou um detalhe em metal no meio do aparelho seguido pelos polos com acabamento em vidro — onde antes era completamente vidro a traseira do aparelho, deixando muitos usuários furiosos quando seus iPhones resolviam dar um alô para o chão.

Imediatamente você vai notar a diferença de peso e tamanho. Ele passa despercebido em seu bolso e até mesmo na sua mão — comparado com as versões anteriores. Se você achava os outros iPhones finos, meu amigo, mude logo de ideia. Do lado do iPhone 5 os outros parecem um tijolo, ele tem somente 7.1mm de espessura — é 18% mais fino que o 4S.

Combine metal com vidro e crie algo surpreendente

O aparelho além de mais fino, recebeu um aumento no tamanho. Após um tempo usando o novo iPhone, você percebe o quanto é mais fácil ver tudo em uma tela de 4 polegadas, isso sem a dificuldade de utilizar com somente uma mão.

design3

A Apple mudou de lugar a entrada para fones — foi da parte superior para a inferior do aparelho. Na minha opinião, ficou mais fácil, já que o cabo de alimentação também fica na base do aparelho. Alguns detalhes podem passar despercebidos como o estilo grade nas saídas de som.

O novo iPhone 5 pode ser considerado uma jóia, principalmente na versão preta, que particularmente acredito que combinou mais com o novo design.

 

 


Hardware

Dentro do iPhone 5 você irá encontrar um novo processador dual-core — Apple A6 — com 1GHz declock, 1GB de RAM e  armazenamento interno entre 16 e 64GB — sem a possibilidade de aumento. O aparelho ainda vem com Wi-Fi 802.11 a/b/g/n em ambas as frequências de 2.4GHz e 5GHz, 3G (HSPA+) e LTE rodando em redes GSM e CDMA, e ainda tem GPS.

IMG_4946

Devido a ausência da rede e a dúvida que fica se o novo iPhone 5 deverá funcionar na nossa futura rede 4G não pudemos testar essa função do aparelho. Segundo algumas publicações internacionais, o novo iPhone 5 atingiu velocidades excelentes na rede e uma performance muito boa no geral.

O smartphone ainda vem com novas câmeras. Na sua traseira uma de 8MP e na frente uma de 1,2MP. Claro que um giroscópio, acelerômetro e sensor de luz e proximidade estão presentes.

Teladisplay1

Como você já deve ter percebido, a Apple aumentou o tamanho do novo display do iPhone 5 para 4 polegadas (640×1136 pixels). Antes do seu lançamento havia muitas críticas nas redes sociais que 3,5 polegadas é o tamanho ideal para o display de um iPhone, e que um possível aumento traria problemas aos usuários. Eu posso dizer com segurança que não tive nenhum tipo de problema utilizando o iPhone 5 e sua nova tela, pelo contrário, achei fantástica.

Sua nova tela é absurda…

A maçã confirma que a nova tela do iPhone 5 traz também uma melhoria nas cores deixando-as mais vivas e também o preto mais escuro — promessa da tecnologia AMOLED da Samsung. Colocando o iPhone 5 e o 4S lado a lado, com o brilho no máximo, você percebe sem dificuldade essa melhoria.

Som e microfones

Os iPhones tem uma fama muito boa quando se fala de som. O som do novo iPhone 5 é limpo, tanto na reprodução quanto nos microfones. A Apple adicionou um novo microfone ao aparelho — totalizando três — para acabar com ruídos externos, e parece que funciona. O autofalante é bem alto e tem uma qualidade muito boa nas chamadas e na reprodução de músicas.

Earpods

Você deve ter visto por aí que a Apple apresentou um novo fone de ouvido junto com o iPhone 5, não é? Bem, agora eles são chamados de EarPods. Os novos fones tem um design feito para caber em sua orelha perfeitamente, até parece que foi feito sobre medida. Além de mais robusto, os novos EarPods tem uma alta qualidade de som e um pouco de bass. Ainda há reclamações que os novos fones, mesmo após o redesign, não cabe em orelhas ou tem aquela sensação de queda. Se este é o seu caso, você pode substituir os novos fones da Apple por algum desses na lista que publicamos com os melhores fones de ouvidos high-end.


Câmeras

camera1

camera2A nova câmera do iPhone 5 é perfeita! Muito melhor do que qualquer outra câmera de celular que já utilizei e também dá um banho em algumas point-and-shoot. As fotos tiradas com a câmera iSight traseira são muito bem definidas e limpas. A câmera ainda não utiliza vidro em seu acabamento, mas cristal safira. Fotos abertas são excelentes assim como sua capacidade para fotografar em macro. A novo iSight pode fazer trabalhos que muitas pessoas não conseguiriam mesmo com uma DSLR.

Como esperado, os vídeos gravados em Full HD 1080p também são de matar qualquer amante de cenas do coração, capturando a maioria dos momentos com estabilidade. Processar vídeos direto no aparelho também não é um bicho de sete cabeças. Posso até dizer que a câmera frontal impressionou bastante. É claro que não fiquei mais bonito usando a câmera, mas os detalhes são muito bons mesmo com 1,2MP.

Suas comidas ganharão mais resolução, até você postar no Instagram

O principal destaque é o novo modo de fotografia: o Panorama. Com uma resolução de até 28MP, as fotos são facilmente produzidas movendo o aparelho na cena. Seguindo as instruções do aparelho, você conseguirá fotografar panoramas incríveis. Se você já utilizava um iPhone 4S, comparando as fotos lado a lado você verá que não há um aumento gigante. O que podemos notar é a clareza nas imagens e na definição.

 

 

 


Lightining

Review: iPhone 5. Mais fino, mais leve, mais poderoso

Review: iPhone 5. Mais fino, mais leve, mais poderosoConhecido como o destruidor de todos os seus acessórios para iPhone, a Apple apresentou o novo cabo de alimentação para o iPhone 5. Batizado de Lightining, ele substitui o cabo anterior de 30 pinos — que já possuía uma infinita quantidade de docks e acessórios. As principais diferenças? Simples, o seu tamanho mais compacto e a possibilidade de carregar o aparelho de qualquer lado do cabo. Fora isso… nada de especial.

Ele se parece mais com um micro USB e a Apple promete um adaptador 30 pinos para você utilizar seu iPhone 5 na caixa de som do Angry Birds.

Como sempre, no Brasil você poderá pensar duas vezes na hora de comprar o adaptador. A peça custa mais de R$100.

 

 

 


Performance

Duas vezes mais rápido? O dobro de performance gráfica? Bem, na verdade sim. O iPhone 5 cumpre as suas promessas. Mesmo muitas pessoas alegando que o desempenho do 4S para o 5 é quase nada diferente, passando os aparelhos pelo Geekbench, o iPhone 4S bate 634 pontos contra 1.628 do iPhone 5. Isso é mais do que você precisaria para realizar tarefas do dia a dia. Aplicativos abrindo rapidamente, processamento de imagens em HDR mais rápido, iMovie com mais desempenho — se bem que não consigo ver alguém utilizando o iMovie no iPhone.

Mais importante que um monte de números é que o aparelho não travou em momento nenhum durante nossos testes, muito menos tive algum tipo de estresse. Quando o aparelho está rodando aplicativos ou jogos que utilizam gráficos muito intensos, percebe-se que ele ganhou melhorias nos quadros por segundo (fps), tudo é mais suave e agradável de ver. Basicamente é isso, o aparelho é realmente mais rápido.

Bateria

bateria

Uma das coisas mais loucas que a Apple fez quando reduziu o tamanho do iPhone 5 foi que a bateria não é somente tão boa quanto do antigo iPhone, mas também melhor.

Durante o tempo que testei o smartphone, eu fiquei satisfeito com a vida útil da bateria. Depois de algum tempo de uso você percebe que em atividades do dia a dia eu tinha que carregar o 4S quase três vezes ao dia, e com o iPhone 5 basta uma carga para o dia todo.

É claro que cada um sabe o nível de bateria que precisa mais, mas levando em conta as minhas tarefas diárias como jogar casualmente, ler e-mails, torrar o 3G e postar fotos de comida no Instagram, uma carga é o suficiente para várias horas de entretenimento.

 


iOS 6

Review: iPhone 5. Mais fino, mais leve, mais poderoso

O novo iOS é tudo que podemos esperar de melhor. Ele é bastante rápido, simples, fácil de navegar e de entender, e também traz o design clean que me agrada. O ponto que devemos chegar é o mesmo que levei em consideração no meu último editorial. A diferença entre o iOS 5 para o iOS 6 não é de lá muita coisa, é tudo muito restrito.

A Apple vem fazendo mudanças básicas como alterando ícones, forma de navegação, a estética em geral do sistema, mas nada que mude ele completamente — nem mesmo a forma que você utiliza. Alguns detalhes são acrescentados de vez em quanto (por exemplo, o novo player de áudio, a opção de enviar um SMS quando rejeita uma chamada entre outras etc). Mesmo assim, continua sendo o mesmo iOS que você conhece, apenas com algumas novidades. A Apple perdeu algumas oportunidades. O fato da empresa integrar o sistema com o Twitter e com Facebook é algo muito bom, mas você não pode, por exemplo, fazer upload de um arquivo para seu Dropbox, enviar uma foto para seu Tumblr direto do Safari e várias outras atividades que as pessoas estão tornando cotidianas cada vez mais. O mundo se junta a todo momento.

MapasReview: iPhone 5

Digam tchau para o Google Mapas! Sistema de tráfego controlado, aviso de acidentes, fácil de se usar como qualquer GPS, alimentado em conjunto com os usuários (crowd-sourced) , rotas rápidas, funciona na tela de bloqueio e possui integração com a Siri. “Preciso abastecer”, com essa pergunta a Siri já localiza uma rota para um posto de gasolina. Nova função chamada de Flyover. O Flyover permite que você sobrevoe cidades totalmente em 3D, muito parecido com o Google 3D Mode no Android. Excelente performance no iPad, visão satélite, alto nível de detalhes. Só um problema: o aplicativo tem uma fama muito ruim devido a apresentar vários erros de rotas, locais em posições erradas e muitos outros. Até Tim Cook pediu desculpas pela falha da empresa, você viu?

Email

Review: iPhone 5

O app de leitura de e-mails da Apple também ganhou novas funções. Agora você pode ter um novo sistema de organização de contatos importantes ou que você queira estar sempre vigiando. O app ganhou o que é batizado de VIPs, você poderá adicionar alguém como VIP e será notificado sobre aquela pessoa, os VIPs tem uma estrela no nome e uma caixa de entrada especial para eles.

Siri

Agora a assistente pessoal entende tudo sobre esportes, desde de a história até quanto foi o último jogo. Informações sobre jogadores também estão na ponta da língua, a Siri agora diz até qual a média de acertos de um jogador de baseball.

Review: iPhone 5

A implementação do sistema de notas de restaurantes também está com um grande destaque: se você quiser jantar, a Siri diz para você qual é o melhor e mais perto local recomendado. Quer fazer reservas? A Siri agora está interligada com o sistema de restaurantes Open Tablet e Rotten Tomatoes. Se quiser saber sobre filmes e trailers, a assistente também mostra para você. Ainda há a possibilidade de perguntar por informações de atores ou diretores dos sucessos do cinema. A Siri também andou aprendendo como abrir aplicativos, como por exemplo: “Play Temple Run”. Você ainda pode tweetar somente falando com o seu iPhone. A Apple está trabalhando com as fabricantes de automóveis no sistema Eyes Free, onde basta um botão no volante e a Siri vai até você. Novos idiomas estão disponíveis, parece que a Siri se tornou uma poliglota — mas nada de português brasileiro.

PassbookReview: iPhone 5

Esquece isso no Brasil, ok? Aqui o Passbook ainda não tem uso, e para falar a verdade não sei nem se terá. O app permite armazenar informações como cartões de embarque, cartões de loja e ingressos. O sistema de geolocalização já seleciona o seu cartão da loja adequada ou seu cartão de embarque, facilitando a sua vida.

No  geral

Existe muito mais novidades presentes no iOS 6 que não citamos neste review. Claro que muitas das funções do sistema operacional não são exclusivas do iPhone 5, você pode muito bem utilizar a maioria delas em seu iPhone 4, 4S e até mesmo no seu iPod touch.  Se você quiser saber de todas e um pouco mais você pode ler este e outros artigos.


Conclusão

Muitas pessoas e publicações consideram o iPhone 5 o “melhor smartphone já feito”. Levando em conta seu novo design, a nova tela com melhor resolução e reprodução de cores, altíssimo desempenho e a excelente vida útil da bateria, o aparelho realmente se destaca muito. Mas não podemos esquecer dos problemas com o serviço de mapas (que não é exclusivo do novo modelo) e a tela maior que alguns podem não gostar justo por ser maior.

Nota Review

Falando do iOS 6, a Apple parece que está esperando o momento certo para apresentar alguma coisa ‘inovadora’, ou não. Há muitos outros pontos que a empresa poderia trabalhar, não somente a Apple mas também toda fabricante de smartphones. Existem ainda muitos padrões na forma que utilizamos os celulares, na maneira que navegamos nos sistemas operacionais. Acredito que este é um ponto bastante vantajoso para se explorar.

A Apple desenvolveu a fera dos smartphones, e a jóia da maçã deverá liderar o mercado a cada semestre até a empresa se provar capaz de superar a marca que ele mesma alcançou. O iPhone 5 tem planos para chegar ao Brasil neste 14 de dezembro, os preços ainda são bastante duvidosos já que nada pode ser confirmado. Operadores vazam documentos a toda hora com valores entre R$1.900-R$3.000.

Fonte: conteudonerd

3 Comentários

  1. Gabriel Pinotti

    17 de dezembro de 2012 em 09:25

    Cópia na integra mesmo? Direitos autorais não conta? Poderia simplesmente ter citado o site e o review em algum texto.

    Resposta

    • COBRA~KABANNA

      17 de dezembro de 2012 em 14:11

      Ola Gabriel, como padrão foi citado a fonte com link.

      Resposta

    • Justice

      30 de março de 2016 em 19:19

      Back in school, I’m doing so much lerngian.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Huawei deve lançar PC desktop com ‘chip de celular’ ARM

A Huawei está seguindo os passos de empresas como Apple e utilizando a tecnologia ARM na c…