2012 não foi bom para The War Z, que logo após seu lançamento foi retirado do Steam por diversos erros relatados e depois disso, teve a proibição do nome devido ao um filme de zumbis, mas ainda há esperança. Em Outubro desse ano foi publicado no blog poepra2 um prenúncio sobre o jogo e para você que é fã, deva valer a pena ler Investigando WarZ: O que está rolando de estranho por trás da produção desse jogo?

 

Devido a todos esses contratempos, o criador do jogo Sergey Titov, resolveu escrever uma carta aberta para se desculpar pelas diversas falhas cometidas e prometeu que medidas estão sendo tomadas para que tudo seja resolvido brevemente.

Na carta ele diz que está recrutando uma nova equipe que vai trabalhar nas correções necessárias para eliminar todos os erros existentes no jogo.

Ele agradeceu também a todos que o apoiaram e adquiriram o jogo e, afirma que por sua arrogância em não ter corrigido todos os problemas antes do lançamento, fez com que o jogo ganhasse toda essa repercussão.

Mesmo assim, Tivot acredita que The War Z se tornará estável e garante que a Hammerpoint Interactive vai investir no desenvolvimento de novos títulos.

A carta escrita por Titov é extensa e pode ser lida no fórum oficial do jogo.

thewarz-logo

Veja os trechos principais da Carta na íntegra:

Queridos Companheiros sobreviventes,

Desde de 2 meses do lançamento do acesso público ao War Z, nós definitivamente tivemos nossos altos e baixos, e eu pensei que esse feriado seria um momento certo para eu olhar para trás e pensar um pouco na jornada desde que ela começou. Isso pode ser um pouco longo, mas eu apreciaria se vocês pudessem ficar comigo por alguns minutos enquanto eu tento abordar os pontos principais do jogo assim como seus obstáculos e controvérsias, como nós nos dirigimos a elas e quais são nossos planos.

Primeiramente, um grande e sincero obrigado a todos vocês. Nós estamos realmente orgulhosos da comunidade que formamos com vocês. Cada dia temos centenas de milhares de jogadores nos nossos servidores, e isso é um evento marcante em minha vida e do nosso time. Nós somos abençoados por termos vocês como membros da comunidade, e estamos cientes que sem vocês o jogo não seria nada. Junto com esses agradecimentos, no entanto, tenho que admitir que falhamos em comunicarefetivamente alguns de nossos planos e ações tanto para nossos jogadores existentes e para novos possíveis jogadores. Essa falha em comunicar resultou em um feedback muito negativo de alguns membros de nossa comunidade, mas enquanto pode ser fácil chamá-los de “haters” ou algum outro termo reducionista, sendo honesto, a culpa é minha. Eu me tornei arrogante e cego pelo sucesso prematuro e crescimento rápido de War Z, nossos números progressivamente maiores de jogadores, números que retirávamos de pesquisas, etc., e eu escolhi não perceber questões e preocupações levantadas por esses membros da comunidade assim como outros. Essa falha esta completamente em meus ombros, e se eu devo algo, é agradecimentos para esse grupo minoritário falador, e adimito que eu deveria ter prestado atenção antes. Eu escolhi ao invés disso me concentrar no quadro geral  do meu sonho de tornar o War Z de ser um jogo desenvolvido por uma pequeno time Independente em uma grande empreendimento online, ao invés de atender pequenas coisas primeiro e ter me focado nos problemas do jogo. No final, minha arrogância nos trouxe a esse momento, quando todas essas pequenas coisas finalmente se juntaram e criaram uma “tempestade perfeita” que afetou todos os membros de nossa comunidade. E por isso, eu realmente sinto muito e peço desculpa a toda nossa comunidade, assim como a grande comunidade Gamer que ainda não está jogando War Z.

Eu não levo essa situação “de leve”, e os eventos da ultima semana me tornaram mais humilde. Eu experimentei uma gama de emoções, a maioria ligada ao arrependimento de não ter adereçado algumas questões de forma diferente do que fizemos, mas não podemos mudar o passado. A única coisa que podemos fazer é ter certeza de que não vamos repetir os mesmos erros no futuro. Eu me dei conta que como líder desse navio, eu perdi os avisos prévios de que “sua comunidade não está tão feliz quanto você pensa que está, você precisa mudar o curso”. Eu estava muito focado em quão grande nós somos e como um pequeno time independente levou seu primeiro jogo a mais de 700,000 usuários num período de 2 meses. Eu pensava isso ser algo que eu deveria me orgulhar, e deixar isso nublar a minha percepção da comunidade e sua satisfação foi um péssimo julgamento.

Eu quero dar algum insight sobre quais são nossos planos pro futuro, mas antes, quero limpar o ar com vocês em alguns tópicos importantes.

Gerenciamento da Comunidade e Moderação – O problema

Desde o começo do Alpha, esse jogo cultivou um número grande e leal de jogadores que é muito ativo no jogo. Obrigado novamente por isso. Infelizmente não estavamos preparados para o grande sucesso, e a maneira como administramos a comunidade não foi a maneira como deveríamos. Confiamos demais em moderadores de fórum, cujo papel primário era punir aqueles que quebram as regras, não abordar a comunidade e guiar as conversas numa discussão produtiva dos problemas. Não havia presença o suficiente do time de desenvolvedores no fórum, não havia atualizações o suficiente do desenvolvimento de funcionalidades que viriam. Nós falhamos em comunicar nossa posição e mensagem em plataformas como o Facebook, Twitter, e outros vários websites online, e quando fizemos isso, escolhemos confiar mais em arrogância do que ser humilde e tentar entender porque as pessoas estavam dizendo coisas negativas. Nós escolhemos repelir reações negativas para o jogo não prestando atenções nela, e isso afirmo novamente, é minha culpa. Nós escolhemos confiar muito em números e percentagens de pedidos de Reembolso, número de jogadores ativos, etc. Bom, talvez isso funcionasse bem para jogos mais causais, mas a comunidade Pc Gamer Hardcore é muito diferente e pode ser muito comunicativa sobre como se sentem. Mesmo quando a percentagem de jogadores com comentários negativos é pequeno, conforme a comunidade cresce, mesmo um percentual pequeno por se tornar um número significante. E não são apenas números, são pessoas reais com problemas reais que tiveram com o jogo. OP productions (publicadora de War Z) e eu pessoalmente falhamos em adereçar essas questões de forma efetiva.

Gerenciamento e comunidade e moderação – A solução!

Estamos mudando os procedimentos de nosso gerenciamento de comunidade e regras nesse momento. Nós vamos reavaliar as publicações e a performance do time de marketing, e nos certificaremos que a Hammerpoint Interactive terá uma voz muito mais forte quando se tratar de gerenciamento de comunidade, e não confiaremos 100% na OP Productions para lidar com eles sozinho. Muitas mudanças acontecerão rápido nas semanas que virão. uma das idéias que eu proponho é selecionar 10 jogadores ao redor do mundo que possam representar a comunidade e chamá-los para nossos escritórios em Los Angeles, para conhecer o time, checar o que estamos fazendo, e compartilhar com os dev’s suas preocupações, desejos e pensamentos sobre o jogo. Nós vamos também envolver a comunidade, num grau muito maior, no processo de fazer nosso novo mapa para War Z (chamado California). Nós estaremos discutindo muitos desses aspectos do mapa e pedindo por feedback.

Estaremos revisitando políticas do fórum  e traremos um time adicional de gerenciamento de comunidade, moderadores adicionais e os treinaremos como responder as coisas apropriadamente. Ainda haverá restrições sobre assédio, conversa fiada, etc. Mas certificaremos que cada opinião é ouvida. Ao mesmo tempo, devo ser cuidadoso: Não podemos atender todas as questões e não pode haver somente uma voz. Por favor, aceitem isso. Com centenas de milhares de jogadores jogando, falando, conversando, manisfestando suas fortes opiniões, sempre haverá opiniões divergentes. E algumas questões que são menos significantes as vezes são levantadas de uma forma muito “vocal”. Eu ainda diria que há muita controvérsia surgindo porque o jogo é agora muito popular. Então as vezes há distorção entre a gravidade do assunto e a atenção que ele recebe. Mas nos vamos claramente implementar passos para ouvir melhor a comunidade.

Sergey termina sua carta falando sobre o futuro do War Z, você pode ler o resto na íntegra AQUI ou neste outro site.

Por fim, vejo uma atitude descente dos produtores. Não acredito que tenha sido uma idéia expontânea de Sergey, pois uma pessoa não muda de perfil uma hora para a outra. Acredito que ele sofreu uma pressão severa dos investidores e um assessor de imprensa fez sua mágica… Mas hey? Nada de mais… todos fazem isso. Fico feliz que pelo menos ele assumiu as cagadas e assim o jogo poderá desenvolver seu potencial sem o caráter duvidoso de Sergey Atrapalhando… Vamos esperar notícias melhores de War Z daqui para frente…

Fonte: poepra2brasilgamer

2 Comentários

  1. musadriff

    22 de janeiro de 2013 em 08:37

    olá companheiro… a fonte deste artigo está um tanto quanto equivocada… A própria tradução da carta é do próprio POEPRA2, inclusive a imagem no fim, os NEGRITOS na tradução e tudo mais… não sei porque a “brasilgamer” ganhou credito nessa! Rsrsrs não custa linkar o artigo original pra ajudar os devs do site ;D grande Abraço!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

WhatsApp quer permitir que empresas façam vendas direto no aplicativo mais será pago

O produto vai permitir a integração entre WhatsApp, Instagram e Facebook e o gerenciamento…