Uma equipe de pesquisadores de vários centros científicos com sede na França criaram um gel microbicida capaz de neutralizar o vírus da aids (HIV).

Este novo produto, desenvolvido por cientistas da Comissão de Energia Atômica (CEA), do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e da Universidade Paris Sul, demonstrou ter uma “grande eficácia” ao ser testado “in vitro” e com primatas.

O gel contém um tipo de composto químico chamado péptido que imita a molécula receptora do vírus da aids no corpo (CD4). Assim, quando o bacilo se enxerta nos péptidos para penetrar no sistema imunológico, é destruído.

Após os primeiros testes em provetas, os pesquisadores provaram o gel com seis macacas, às que foi aplicado o produto para depois serem expostas a “altas doses” do HIV.

Cinco delas conseguiram superar o procedimento sem serem infectadas (os animais não podem ser soropositivos nem contrair a doença).

Estes tipos de tratamentos destinados a reduzir o risco de contágio durante o ato sexual estão sendo desenvolvidos paralelamente à busca de uma vacina definitiva contra a afecção, explicaram os três centros em comunicado conjunto.

Os cientistas que participaram deste trabalho, publicado na revista “PLoS Pathogens”, consideraram que o resultado constitui uma “via de prevenção promissora”, apesar de ressaltarem que se trata de uma descoberta ainda em fase de teste e que é necessário “ir muito mais longe” para conseguir uma aplicação concreta.

Segundo a agência das Nações Unidas contra a aids (Unaids), 34,2 milhões de pessoas viviam com o HIV no mundo em 2011, um número recorde.

Fonte: info.abril