Repetindo o feito de junho de 2011, o governo sírio cortou hoje o acesso à internet do país. A diferença é que, dessa vez, o acesso não foi apenas comprometido em parte: durante quase horas na manhã dessa quinta-feira, a Síria foi o primeiro país a sair completamente da internet.

Irã: um país de fora da internet
Irã: um país de fora da internet

informação é da Renesys, empresa de análise de tráfego. Segundo eles, todos os 84 blocos de IP reservados à Síria ficaram inacessíveis às 08:26 (horário de Brasília), removendo completamente o país da internet. Quase 4 horas depois do ocorrido, apenas 14 das redes ligando o país à rede voltaram a funcionar. Ainda assim, isso deixa o país com 92% de conectividade à internet perdida.

Dentre as redes que ainda estão acessíveis, cinco delas são mostradas no gráfico acima. A dedução da Renesys é de que seriam rotas que passam foram das fronteiras do país e por isso não seriam afetadas pelo blecaute imposto atualmente.

Os blocos de IP são controlados pelo backbone AS29386 que por sua vez está sob controle da estatal SyriaTel. Então resta pouca dúvida de que a ação foi mesmo executada pelo governo do país, principalmente pelos relatos de movimentos de rebelião nos últimos dias. Mas não sabemos exatamente como aconteceu.

A desconexão da Síria pode ser um ensaio do que o Irã planeja fazer em breve: desde agosto desse ano o governo do país diz que vai criar uma internet própria.

Esse post será atualizado com mais detalhes assim que tivermos mais informações sobre o blecaute.

[wzslider autoplay=”true” info=”true” lightbox=”true”]

Fonte: tecnoblog.net

 

5 Comentários

  1. COBRA_KAMPAS

    29 de novembro de 2012 em 12:21

    tenso!!!

    Resposta

  2. A MORTE

    30 de novembro de 2012 em 09:18

    Acho que se cortar Luz e Água não tem o mesmo efeito….

    Resposta

    • COBRA~KABANNA

      30 de novembro de 2012 em 10:02

      Verdade, pelo menos se for no Brasil sim, ou se bloquear o Facebook muitos dizem que a internet parou, pelo menos aqui na empresa os clientes reclamam assim

      Resposta

      • COBRA_KAMPAS

        30 de novembro de 2012 em 10:26

        não Kabanna,

        bloquear o Facebook é libertar as pessoas! [paradoxo, não?]

        Resposta

        • COBRA~KABANNA

          30 de novembro de 2012 em 10:39

          Conseguir conviver em várias locais, situações, pessoas e lidar com tudo e todos e saber conviver com uma imensa diversidade de informação sem preconceito, ou afirmações do que é certo “pra mim” ou “pra ele”, ser eu mesmo independente do que é moda ou dito como padrão de atitude, somos e mostramos que queremos ser, Viva a liberdade de fazer ou não…

          Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…