Czech-Republic-President-Václav-Klaus

Produtores de games criando tensões diplomáticas: o líder tcheco Vaclav Klaus escreveu uma carta endereçada diretamente ao presidente grego, Karolos Papoulias, pedindo atenção especial ao caso dos dois funcionários da produtoraBohemia Interactive que estão presos na Grécia desde setembro, acusados de espionagem. A carta, que foi publicada no site helpivanmartin.org.

Ivan Butcha e Martin Pezlar (foto abaixo) estão encarando a prisão há mais de três meses, após terem sido presos na Ilha de Lemnos onde supostamente fotografaram bases militares da Grécia.

Os dois desenvolvedores de jogos trabalham na Bohemia Interactive, produtora que tem sede na República Tcheca e ficou famosa pela série de simulação militar ARMA e pelo seu mod de zumbis, DayZ.

Depois de atrasar por causa de uma greve na Justiça da Grécia, o apelo e pedido de fiança deles foi negado, e os dois agora terão que encarar o tribunal podendo pegar até 20 anos de cadeia se forem condenados pelo crime de espionagem.

arkade_ivanbutcha_martinpezlar-550x386

Com o pedido de fiança negado, o próprio presidente tcheco resolveu participar dos esforços pela liberdade de Ivan e Martin. Na carta enviada ao presidente da Grécia, Vaclav Klaus escreveu: “Eu quero pedir a você Sr. Presidente que acompanhe esta infeliz situação com uma atenção especial, considerando as excelentes relações entre nossas nações, de modo que isto não jogue uma sombra desnecessária no nosso relacionamento”. Tenso, hein?

Bohemia Interactive garante que tudo não passou de um grande mal entendido. Segundo o estúdio, os dois estariam na ilha simplesmente como turistas, e não tinham o objetivo de fotografar nenhuma instalação militar.

Coincidentemente (ou não), o próximo game da empresa, ARMA 3, será ambientado em uma versão fictícia da Ilha de Lemnos, simulando um conflito num futuro próximo entre Irã e Estados Unidos.

Relembre um pouco do que já foi mostrado de ARMA 3 no vídeo abaixo:

A produtora afirmou que o interesse de Ivan e Martin conhecerem a ilha grega veio justamente do jogo, porém, o título já estaria praticamente pronto quando os dois viajaram, logo, o game não irá retratar nenhuma base militar real. Segundo a Bohemia, as fotos tiradas pela dupla foram todas feitas em pontos turísticos permitidos, acompanhando centenas de outros visitantes.

Bohemia Interactive já prometeu que não vai medir esforços até trazer os dois de volta. Vamos torcer que a entrada do próprio presidente da República Tcheca consiga agilizar as coisas, para que Ivan e Martin consigam voltar para suas famílias.

Fonte: arkade Via: VG 24/7PC Gamer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

YouTube lança plataforma de vídeos curtos para competir com TikTok

Em fase de testes, YouTube Shorts está disponível somente para usuários de Android na Índi…